A quinta turnê do Cirque du Soleil no Brasil, com estreia prevista para março de 2013, chama-se “Corteo” e pretende atrair um milhão de espectadores em seis cidades brasileiras. O espetáculo, lançado em Montreal, em 2005, é o projeto mais grandioso trazido pelo grupo ao Brasil e já foi visto por 6,5 milhões de pessoas em oito países. O espetáculo tem 200 pessoas envolvidas, entre equipe técnica e acrobática, e é representado em um palco em 360º, desenhado de forma que os artistas nunca estejam de costas para o público.
Criado e dirigido por Daniele Finzi Pasca, “Corteo” significa “cortejo” em italiano e é um desfile festivo imaginado por um palhaço, que desenha seu próprio funeral em uma atmosfera carnavalesca, vigiado por anjos graciosos. “É um espetáculo alegre, como o festejo de um circo. Ele tem relação com as famílias, com nós do Cirque. Somos uma família oriunda de 25 países no Corteo”, disse Pasca. A produção estreia em São Paulo no dia 30 de março de 2013, seguindo então para Brasília (26 de julho), Rio de Janeiro (27 de dezembro) e finaliza sua passagem pelo país em Porto Alegre, em abril de 2014.
Os ingressos para o espetáculo em São Paulo começam a ser vendidos no dia 3 de dezembro. Os preços variam de R$ 450 para o setor premium a R$ 190 para o setor 3. Todas as faixas de preço aceitam meia-entrada. As datas de início das vendas para as demais cidades serão divulgadas de forma escalonada, informou a Time For Fun, realizadora do evento. Este é o último espetáculo da operadora com o Cirque, que fechou, em setembro, um acordo de exclusividade com a EBX, de Eike Batista, que passa a representá-la a partir de janeiro de 2015 na América do Sul.
Patrocinadores
Uma das novidades comerciais nesta quinta turnê do grupo é a entrada da Fast Shop, varejista do setor de eletroeletrônicos, como cotista máster do espetáculo. Nos anos anteriores, o Bradesco foi o principal patrocinador. Para aproveitar a parceria, a Fast Shop prepara-se para lançar uma plataforma de comunicação que durará até 2014.
O principal objetivo da rede varejista de eletroeletrônicos é demonstrar a sinergia que existe entre as experiências do consumidor com as marcas que a empresa comercializa e do grupo circense, afirmou Rodolfo Torello, vice-presidente de marketing da Fast Shop. “Passamos meses procurando o parceiro ideal que refletisse o que queríamos passar. Eles têm encantamento mágico e único”, disse.
A primeira fase da campanha entra no ar no próximo dia 29, com a assinatura “Uma experiência única em cada detalhe”. O plano de mídia inclui TV aberta e fechada. Quem elabora a estratégia é a agência Borghi/Lowe. “Queremos que nossos consumidores tenham uma experiência única, que promova aquele ‘efeito uau’”, explicou Torello. Além da Fast Shop, apoiam o evento os postos Ipiranga, como patrocinador exclusivo, e a Chevrolet, com apoio cultural.