A F/Nazca S&S e a AlmapBBDO foram, novamente, as duas agências mais premiadas do Anuário do Clube de Criação de São Paulo. A F/Nazca emplacou 15 prêmios naquela que é considerada uma das premiações mais rigorosas do mercado, com quatro ouros, cinco pratas e seis bronzes, em um total de 15 troféus. Já a Almap levou 12 troféus, sendo quatro de ouro, três de prata e cinco de bronze. Ambas também emplacaram diversas menções no livro, que o CCSP designa apenas com a menção Anuário. Os prêmios foram revelados na noite de encerramento do Festival do Clube de Criação, ocorrido entre os dias 20 e 22 de setembro.

A terceira agência mais premiada foi a JWT, com nove troféus – um de ouro, seis de prata e dois de bronze. Seguida da DM9DDB, com oito – um ouro, um prata e seis bronzes –, e a FCB Brasil, com seis, sendo três de ouro, dois de bronze e a Estrela Preta. A Isobar Brasil também levou seis troféus, sendo dois de ouro, três de prata e um de bronze. E, a Ogilvy, cinco: três de ouro e dois de prata. Completam a lista destacada com troféus a Borghi/Lowe (quatro), Leo Burnett Tailor Made (três e a Estrela Verde), Africa (três), Talent (dois) e, com um cada, 9ine, F.Biz, Grey Brasil, Innova, Lew’LaraTBWA, NBS, NewStyle, Pereira & O’Dell, Publicis e R/GA.

A Estrela Preta foi concedida à FCB Brasil pelo case “Speaking Exchange”, para a rede de idiomas CNA. A honraria foi criada para destacar as ideias mais originais criadas pelas agências. Já a estrela Verde é oferecida à melhor campanha beneficente. A vencedora foi “Enterro do Bentley”, da Leo Burnett para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).

Três profissionais passaram a integrar o Hall da Fama do CCSP – Julio Cosi Jr., falecido no ano passado, e Ana Carmen Longobardi e Camila Franco, duas das mais conceituadas criativas da publicidade brasileira, que hoje não atuam mais por agências.

O Anuário ainda destacou a Fiat como Anunciante do Ano. “Foi um fechamento de ouro, com peças muito relevantes, que mostram que saímos do cenário de cases feitos só para festivais. Esses trabalhos apresentados aqui são sucesso de público e de crítica”, disse Fernando Campos, presidente do CCSP.

Ainda durante o festival, foi lançado o 38º Anuário do Clube de Criação de São Paulo, que teve assinatura de Marcos Medeiros e André Kassu, sócios da operação brasileira da Crispin Porter + Bogusky, e que traz registrados os vencedores do ano passado. As novidades deste ano ficaram com a diagramação da obra, em formato de moleskine, que traz a possibilidade de fazer anotações; e também uma versão digital para tablets, cheia de interações.