Os anunciantes de vídeos na Europa estão usando três formatos principais para veicular suas campanhas e os PC/desktops continuam sendo o dispositivo mais popular para veicular anúncios em vídeo, segundo o relatório Video Ad Formats, promovido pelo IAB Europe. O instituto entrevistou 700 anunciantes, editores e agências em 31 mercados.  

A  pesquisa encontrou três formatos dominantes para todos os dispositivos no mercado de publicidade de vídeo da Europa. São eles: in-stream pre-roll, out in stream, out-in-stream nos artigos e páginas, assim como os vídeos de 30 segundos de duração. 

“Esses formatos levam em consideração o uso geral, tendências e ROI da indústria, com pouca variação entre anunciantes, agências e editores”, disse o relatório. 

Entretanto, embora PC/desktop continue sendo o dispositivo dominante para a publicidade em vídeo na Europa, o IAB encontrou anunciantes e agências que querem ampliar a comunicação em outros dispositivos. 

Mais de 80%, por exemplo, aumentaram o seu uso de pre-roll em dispositivos mobile ao longo dos últimos 12 meses, de acordo com a pesquisa. Anunciantes e agências também estão se voltando para os formatos out-stream à medida em que tentam expandir os dispositivos. A pesquisa revelou que mais da metade dos entrevistados buy-side está usando o formato in-feed. 

Enquanto isso, em sell-side, os publicadores estão olhando para os formatos out-stream, no qual o IAB disse ser um sinal de que eles estão com o objetivo de melhorar o layout de seus conteúdos e páginas. Por exemplo: mais da metade estão usando formatos in-article e in-page em todos os dispositivos. 

Em outros lugares, a pesquisa revelou que mais de dois terços das agências continuam utilizando o formato de vídeo de 30 segundos em todos os dispositivos, apesar das evidências de que os formatos mais curtos ganharam mais popularidade. 

Um relatório da AOL, no final do ano passado, constatou que o volume de vídeos curtos assistidos no Reino Unido aumentou 50% em relação ao mês anterior e essa tendência foi mais forte em espectadores mais jovens, entre 25 e 35 anos. 

Separadamente, uma série de marcas líderes na Ásia, incluindo Netflix, informou, recentemente, elevações significativas nos anúncios de seis segundos no YouTube. Mark Melling, diretor de vídeo na AOL, afirma que os anúncios de 30 segundos continuam populares entre os anunciantes europeus e advertiu que os pequenos anúncios são melhores para promover afinidade e intenção de compra. 

“Não é surpresa que os anúncios de 30 segundos são tão altos nas listas dos anunciantes, dado o fácil caminho para colocar anúncios de TV no digital”, ele disse. “No entanto, nós, como indústria, precisamos ter cuidado para simplesmente não escolher o caminho fácil em detrimento da experiência do usuário”.  

Dados do IAB Europa com conteúdo adicional de WARC