A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) volta a colocar em discussão a propaganda de medicamentos e bebidas alcóolicas. O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, abriu uma consulta pública para receber nos próximos 60 dias sugestões para deliberar novos procedimentos de comunicação na mídia para os dois nichos de mercado. A Anvisa também volta a fechar o cerco contra a propaganda comercial de bebidas alcoólicas. Está em discussão a proibição de termos imperativos que induzam ao consumo, como Beba, Experimente, Compre ou Toma, a associação de bebidas com teor alcóolico a esportes olímpicos, competições, celebrações cívicas e religiosas, advertências sobre os perigosos do alcóol, entre outras. No caso da propaganda de bebidas alcóolicas, por exemplo, uma série de medidas da Agência já estão previstas no Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), como por exemplo, a recomendação de não associar alcóol aos esportes, minimizar tons imperativos das mensagens, uso de figuras lúdicas em peças promocionais. No caso da publicidade para medicamentos a meta é buscar na população críticas e sugestões relativas à proposta de regulamentação técnica sobre mensagens publicitárias de medicamentos de produção nacional ou importados quaisquer que sejam as forma e meios de sua veiculação incluindo as transmitidas no decorrer da programação das emissoras de rádio e televisão. Veja mais detalhes no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br).