A AOL Brasil, provedora de serviços de Internet, fechou suas atividades no País, oficialmente, nesta sexta-feira (17), informa uma reportagem do jornal Valor Econômico de hoje. Quem entra no site da AOL já está sendo direcionado automaticamente para uma pagina no portal Terra, que fechou acordo para acolher os ex-assinantes da marca americana no Brasil. É o fim da aventura de sete anos e cinco meses do provedor no Brasil, que ao desembarcou em novembro de 1999 no País, em plena euforia pontocom, era uma das candidatas a liderar o segmento. Entre os ínumeros problemas enfrentados pela empresa, destacam-se gastos excessivos de marketing e, principalmente, a exigência da utilização de um navegador próprio, exclusivo da AOL, por parte dos assinantes, em vez de usar um nagevador padrão como o Internet Explorer, da Microsoft, o mais utilizado no mundo. O programa da AOL não era compatível com outros navegadores, o que gerou muita reclamação. Outro problema foi que, durante muito tempo, os serviços da AOL eram restritos a assinantes, o que restringiu a audiência.
A decisão marca o fim da AOLA (AOL Latin America).