Sergio Valente (sentado) e a equipe do novo núcleo de convergência da agência

No ano em que completa 20 anos de existência, a DM9DDB mais uma vez quer sair na frente. A agência acaba de criar um grupo de convergência, que tem como objetivo viralizar o conceito por toda a empresa (leia mais no box ao lado). “A DM9DDB tem de ser tendência”, disse Sergio Valente, presidente da agência, ao justificar porque decidiu criar esse grupo.

A intenção de ser on e off ao mesmo tempo já foi expressa no anúncio de comemoração da agência. A peça faz uma brincadeira com o ano 2009, os 20 anos da DM9 e o número 9, que está sempre na comunicação da agência. “Este é o ano da DM9DDB. Uma coisa é certa: é um ano em que vamos trabalhar muito”, falou Valente. A ideia do anúncio foi do próprio presidente, que pensou na coincidência dos números durante uma conversa com a equipe da agência.

A agência, fundada por Nizan Guanaes e Guga Valente em sociedade com o banco Icatu, foi inaugurada no dia 19 de setembro de 1989. Em janeiro do ano seguinte, Affonso Serra Jr. se juntou à sociedade. O primeiro cliente da DM9DDB foi o Itaú Seguros, que chegou em 1990. Pouco depois, as contas de Guaraná Antarctica e Honda também foram conquistadas.
Logo no primeiro ano de existência, a DM9DDB ganhou um Leão de ouro pelo filme “Grávidas” para a Metalúrgica Mataraz-zo. A partir de então, a agência se destacou ano a ano no festival e em outros prêmios no Brasil e no mundo. 

Em 1997, por meio do maior negócio da publicidade brasileira até então, a agência passa a fazer parte do grupo Omnicom e ganha o “sobrenome” DDB. Em março de 2000, Nizan Guanaes e Guga valente decidiram investir na internet e deixaram a publicidade de lado. Serra passou a responder sozinho pelo comando da agência.

No entanto, dois anos depois, a DDB chamou os dois ex-sócios para voltarem à sociedade por meio da holding YPY, que hoje  é o Grupo ABC. Sergio Valente, que era redator, voltou com a dupla, convidado a assumir a vice-presidência de criação da DM9DDB. No mesmo ano, Serra deixa a sociedade. Na nova fase, a DM9DDB continua a apresentar bons resultados.
O diferencial da DM9DDB, segundo Valente, é o DNA. “A DM9DDB é uma agência que gosta, que se diverte e que tem o compromisso de criar sucesso de público e crítica. Não aceitamos o impossível. Costumo dizer que quando a DM9DDB bate no teto, mudamos o teto de lugar. Isso nos faz diferentes”, falou.

Os profissionais que trabalham na DM9DDB atualmente não escondem a paixão pelo trabalho desenvolvido pela agência. Alcir Gomes Leite, vice-presidente executivo, contou que, para ficar na agência, é preciso ter identificação já no primeiro dia. “Para ficar aqui é preciso gostar do que e como a gente faz. Criativo na DM9 não pode ser só na criação”, disse.

Ao resumir a trajetória da agência, o  vice-presidente executivo Paulo Cesar Queiroz usa apenas um adjetivo: “Estonteante”. Leite também faz um resumo da história da agência em poucas palavras: “Garra, vontade, insatisfação. Aqui o lema é ‘Nóis capota, mas não breca’”, brinca o vp.

Leite conta que trabalhar na DM9DDB era um sonho antigo. “Eu queria vir  para a agência porque aqui não importava a hierarquia, estaria sempre em contato com o cliente. Um dia liguei para o Nizan e disse: ‘quero trabalhar em sua agência’ e ele me colocou como contato do Itaú”, contou.

A DM9DDB também tem em seu currículo a importância de ajudar a levar a imagem da publicidade brasileira para o resto do mundo. “A DM9DDB é uma agência de temperatura que deu uma cara para a propaganda brasileira lá fora, é uma agência boa de negócio”, falou.

Agência tem 74 Leões

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ADM9DDB ostenta 74 Leões conquistados nas 16 edições em que participou do Festival de Cannes. A agência é a única brasileira a conquistar três vezes o título de Agência do Ano no importante festival francês. Em 1998, ela foi a primeira agência fora do eixo Estados Unidos-Europa a receber a premiação. Depois, repetiu o feito em 1999 e em 2005.

Outro orgulho da agência são os dois GPs conquistados no mesmo festival. Em 1993, levou o Grand Prix de Mídia Impressa com a peça “Umbigo” para o Guaraná Antarctica Diet. Em 2005, a agência foi premiada com o GP de Cyber pela ação “Monitor” para a Superbonder. 
O primeiro Leão conquistado foi um de ouro pelo filme “Grávidas”, em 1990, menos de um ano depois do início das operações da DM9, para a Metalúrgica Matarazzo.

No Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade), a DM9DDB já recebeu quatro Grand Prix.

Outros três GPs vieram nas edições do The New York Festival e outros dois de internet no El Ojo de Iberoamerica.

Também no El Ojo a DM9DDB foi a Melhor Agência de Publicidade ibero-americana, entre 1994 e 1998.

No Clio Awards, já conquistou um Grand Prix e 29 estatuetas.

No One Show, foram dois lápis de ouro, um de prata e um de bronze. Mais um de ouro, um de prata e dois de bronze no One Show Interactive.

Além dos prêmios internacionais, a agência deixa a sua marca aqui no Brasil. 

A DM9DDB foi escolhida cinco vezes agência do ano no Prêmio Colunistas Brasil, em 1991, 1994, 1995, 1997 e 2008, e três vezes no Colunistas São Paulo, em 1990, 1997 e 2005.

Nizan Guanaes foi duas vezes publicitário do ano pelo Prêmio Colunistas Brasil, em 1993 e em 1999. Afonso Serra também foi premiado com o mesmo título em 2000.

No Colunistas São Paulo, Sergio Valente levou duas vezes o prêmio de Publicitário do Ano, em 2008 e 2004. Guga Valente conquistou o mesmo prêmio em 2003.

A DM9DDB também foi eleita uma das empresas do Prêmio Mar-keting Best Melhores do Século, julgado em 2000. A agência também recebeu 15 Prêmios Abril de Publicidade e 14 Prêmios Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo.  

On e off são termos do passado

ADM9DDB acaba de montar um grupo de convergência que trabalhará em conjunto com toda a agência. “O grupo é de proteção à ideia. Esse grupo vai viralizar a convergência pela agência”, explicou Sergio Valente, presidente da DM9.

Além de Sergio Valente, estão no grupo, que já iniciou os trabalhos em esquema de “pré-estreia”, Marianna Sanches,  Pedro Gravena, Denis Gustavo, Joca Guanaes, Moa Netto, Phillippe Bertrand, Fábio Saad e Leslie Foresta. “Comigo somos nove. Esse número realmente nos persegue”, brincou Valente.

De acordo com Valente, a grande evolução da nova turma da DM9DDB é que ela não leva o “sobrenome” digital. “A gente percebeu que separar o mundo em on e offline gera algo muito velho. É olhar a mídia de forma dividida”, falou Valente. “Ficar achando que internet é o futuro é passado”, concluiu. “Das nove campanhas mais premiadas no mundo no ano passado, sete eram convergência. No Brasil, o discurso da convergência é comum, mas as iniciativas são raras. Entendemos isso e saímos na frente ao desenhar um projeto estrutural e multidisciplinar”, disse Moa Netto, diretor de criação da agência.

Com a criação desse grupo, a intenção é voltar às bases e dar atenção mais à ideia que à execução dela. “Eu percebo que os grandes cases, os que atraem o consumidor, já são convergentes”, disse Valente. “Isso é uma forte tendência de negócios em função da mudança de comportamento do consumidor. O mundo caminha para a convergência, a DM9 também”, falou Joca Guanaes, diretor de atedimento da agência.

Ao montar o grupo Sergio Valente fez questão de garantir a participação de profissionais com experiências variadas em áreas complementares. Há profissionais de criação, atendimento, mídia, planejamento e BLT. “Quis estruturar um grupo interdisciplinar com pessoas de on e offline, de bellow the line, de todas as áreas… Eu demorei para formá-lo porque estava em busca das pessoas certas”, disse.

Haverá reuniões a cada 15 dias para discutir as ações dos nove convergentes. Uma vez por mês, serão feitos workshops para mostrar e discutir as tendências da comunicação. “Esse grupo vai dar o start da convergência, será o grande insuflador dentro da DM9DDB”, contou.

Segundo o presidente da agência, um bom exemplo de campanha convergente nos moldes do que a agência quer espalhar com o trabalho do grupo é a do Gas Sound, realizada no ano passado. O evento, além de toda a publicidade tradicional, virou programa de TV e teve divulgação em todas as mídias.  “Tudo na campanha, do desenho do palco ao outdoor, tem o dedo da DM9DDB. É isso que queremos a partir de agora”, contou Valente.

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por Cristiane Marsola