PROPMARK

Foi em 21 de maio de 1965 que Armando Ferrentini lançou a coluna Asteriscos, especializada em assuntos sobre publicidade,  que deu origem ao jornal PROPMARK. “Só se alcança meio século de atividade nesta profissão fascinante e, ao mesmo tempo, repleta de incompreensões, com a prática permanente de princípios”, disse Ferrentini, durante a festa promovida pela ESPM em comemoração aos 50 anos do jornal. A edição comemorativa fez homenagem à inovação e circulou com data de capa de 18 de maio ilustrada, com arte sobre o Macintosh, da Apple.

Prisão
Quase no apagar das luzes de maio, são presos em Zurique, na Suíça, nove dirigentes da Fifa indiciados por extorsão e corrupção. Entre eles, José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol. As acusações incluem fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O fato – resultado de denúncias divulgadas em janeiro deste ano – muda para sempre a imagem da entidade e dos negócios em torno do esporte como um todo.

Retorno
Após dez anos, a Parmalat voltou dia 11 de maio ao Brasil com campanha criada pela BETC que trouxe novamente a temática dos mamíferos, criada uma década antes pela DM9DDB. Ehr Ray, sócio e Co-CEO da BETC, que era diretor de criação da DM9 nos tempos da campanha Mamíferos, disse que a agência não poderia abrir mão de um patrimônio como esse conceito. A empresa readiquiriu os direitos sobre a marca em janeiro de 2015.

Fusão
O Publicis Groupe apresentou oficialmente no dia 20 de maio, em São Paulo, a DPZ&T, agência fruto da fusão entre a DPZ e a Taterka. A fusão, que marcou o fim de uma era, acrescentou um T à icônica marca fundada em 1968 por Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, e transferiu também a icônica sede da agência de seu prédio no cruzamento das avenidas Cidade Jardim e Nove de Julho. A DPZ&T se transformou em uma das maiores agências.

Preferida
A Kantar Worldpanel divulgou em 11 maio a terceira edição do ranking das 50 marcas mais “queridas” pelos brasileiros. A análise foi realizada em mais de 34 países. A Coca-Cola foi, pelo terceiro ano consecutivo, a preferida no Brasil, com um total de 568 milhões de CRPs, penetração de 88,9% e 12,6 vezes de frequência de compra no ano. Colgate foi escolhida no segmento de higiene pessoal e beleza; Ypê, líder em homecare; e a Qualy, em alimentos.