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A Rede Globo completou, em 26 de abril, 50 anos de atividade. A estreia do canal 4, no Rio, ocorreu com o programa infantil Uni-Duni-Tê, comandado por Tia Fernanda. De lá para cá, foram ao ar mais de 300 novelas, 90 minisséries e 100 seriados.

A emissora ainda investiu em humorísticos, musicais, programas infantis, esportivos e de auditório, reality shows e telejornais. Foi assim que, nestes 50 anos, a Rede Globo se consolidou como o maior veículo do país. Há anos, a área de dramaturgia dita tendências de moda e comportamento. Não raro, os produtos usados pelos persongens tomam as ruas poucos meses após a estreia da novela.

A importância comercial da emissora também é evidente. As marcas estão presentes tanto nos intervalos comerciais como inseridas nas produções, em exemplos bem-sucedidos de product placement e merchadising. São ao todo mais de 16 milhões de comerciais por ano. Os breaks da novela das nove e do Fantástico atraem grandes anunciantes. A revista eletrônica, por sinal, é um dos maiores destaques da programação e, com sua simbólica abertura, foi uma das atrações relembradas no show do cinquentenário da emissora, no Rio, em abril.

Clibe de Criação
O Clube de Criação comemorou 40 anos em festa no dia 13 de abril deste ano. Com o intuito de ser cada vez mais nacional e global, a entidade aproveitou a data e simplificou o nome, tirando o “de São Paulo” do título. Além da festa, com a presença de grandes nomes do mercado e ex-presidentes da entidade, a comemoração também teve a apresentação da reedição do filme Homem de 40 anos, ganhador do primeiro Leão de ouro do Brasil, em 1975. A atualização da peça foi assinada pelo chairman da WMcCann e então redator da DPZ, Washington Olivetto. Como parte das celebrações, a primeira edição do Anuário do Clube de Criação, também lançada em 1975, foi digitalizada.

Instagram
A rede social de imagens Instagram passou a veicular posts patrocinados no Brasil no dia 13 de abril. As marcas podem usar tanto fotos como vídeos de 15 segundos para divulgação. A publicidade no espaço foi usada oficialmente pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2013, e depois liberada em outros países, como Austrália, Canadá, Reino Unido e França. Inicialmente, no Brasil, foi feita uma parceria com sete agências que já vinham usando o Instagram de forma criativa. As escolhidas foram Africa, AlmapBBDO, CuboCC, Wieden+Kennedy, DM9DDB, J.Walter Thompson e F.biz, que trouxeram 20 marcas. A partir de julho, o Instagram abriu para todo o mercado.

Lava Jato
As agências Mullen Lowe (então Borghi/Lowe) e FCB Brasil, ambas do grupo Interpublic, foram alvo da operação Lava Jato, investigadas pelo suposto pagamento de propina para conseguir contratos de publicidade na Petrobras, Caixa Econômica Federal e Ministério da Saúde. O publicitário Ricardo Hoffman, ex-vice presidente da Lowe em Brasília, foi preso no dia 10 e, meses depois, condenado a 12 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Em outubro, as agências assinaram um acordo de leniência para devolver R$ 50 milhões ao governo, referentes ao lucro com os contratos irregulares e fornecer às autoridades o resultado de suas auditorias internas.

Produtoras
A Ancine (Agência Nacional do Cinema) fechou o cerco às produções brasileiras de filmes publicitários que foram realizadas no exterior. Depois de analisar mais de 400 obras filmadas entre 2013 e 2014 no exterior, a entidade verificou que 64 não cumpriam os requisitos para serem consideradas produções brasileiras e 35 estavam com a documentação irregular. Além de instaurar processos administrativos para verificar o ocorrido e resolver o problema, para a Ancine passou a publicar todo mês em seu portal a lista de obras publicitárias brasileiras filmadas no exterior com registro irregular. Na lista constam nome da produtora, agência de publicidade responsável, produto e anunciante.