A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) renovaram, nesta terça-feira (29), o convênio do Projeto Setorial FilmBrazil para 2012-2014. Por meio do convênio, serão investidos, nos próximos dois anos, R$ 4,5 milhões em ações a fim de promover os serviços de produção de obras audiovisuais publicitárias brasileiras para o mercado internacional.
Somente em 2011, a parceria da Apex-Brasil com a Apro atraiu ao país trabalhos que movimentaram US$ 11,5 milhões com obras publicitárias estrangeiras.
Internamente, o mercado brasileiro de produção audiovisual publicitária movimenta, por ano, cerca de R$ 4,5 bilhões, com a produção de cerca de 13,5 mil filmes. “O segmento de produção publicitária brasileira é reconhecidamente um dos mais criativos do mundo e nossa parceria com a Apro, por meio do Projeto FilmBrazil, vem contribuindo para ampliar ainda mais essa reputação lá fora”, explica o diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. “O profundo entendimento que a Apro possui do setor, unido às ferramentas e aos conhecimentos de negócios internacionais de que a Apex-Brasil dispõe, são fundamentais para que o FilmBrazil continue atingindo seus objetivos”, acrescenta a presidente da Apro, Leyla Fernandes.
Cannes Lions
Com a renovação da parceria, o Projeto FilmBrazil terá, mais uma vez, forte presença institucional no Cannes Lions. Além de organizar o Lounge FilmBrazil – espaço à beira-mar para aproximar profissionais do mercado de publicidade de todo o mundo e seus pares brasileiros –, o projeto mantém-se entre os maiores patrocinadores do festival, com seu banner sobre a porta principal do evento, que acontece no Palais des Festivals. Neste ano, o banner destaca a campanha “Braziloscope: Open your eyes”, criada pela agência Zebra de Luxe.
Em 2012, o FilmBrazil também investe, pelo terceiro ano consecutivo, no patrocínio master da competição Film Craft do Festival de Cannes. “Em um universo em que tudo gira em torno da criatividade, nada mais justo do que existir uma discussão a respeito das características de produção de filmes. É principalmente por esse motivo que incentivamos o Film Craft”, explica Leyla.