A Fifa confirmou a chegada de mais um patrocinador nacional à Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações 2013. Passa a fazer parte do time a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Com o acordo, a entidade tem como objetivo promover o Brasil como um país inovador e sustentável, facilitando a iniciativa principal da instituição, que visa reunir empresas brasileiras e investidores estrangeiros com vistas a reforçar os laços comerciais entre ambos.
“Além de ser um dos maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo da Fifa também representa uma grande oportunidade para o país-sede”, afirma o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Graças à valiosa iniciativa da Apex-Brasil, os produtos e serviços brasileiros, além de tecnologia de ponta, gastronomia e moda, serão destacados em um excepcional estande de promoção que deverá ser montado durante o evento. E o país deverá aproveitar esta oportunidade única, que contribui para a sua economia e a sua imagem no mundo todo”, completa.
De acordo com Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil, “as ações de promoção comercial que serão implantadas durante a Copa do Mundo da Fifa e a Copa das Confederações abrangem oportunidades inigualáveis para apresentarmos ao mundo um Brasil inovador, um país capaz de organizar grandes eventos esportivos e de desenvolver produtos e serviços de alto valor agregado e design exclusivo”. “É uma enorme satisfação ter a Apex-Brasil como o mais recente Apoiador Nacional da Copa das Confederações da Fifa 2013 e da Copa do Mundo 2014. Os eventos apresentam a Apex-Brasil como a plataforma ideal para posicionar o Brasil como um destino atraente para negócios. Realmente temos um objetivo em comum — concentrar as atenções do mundo no Brasil, mostrando a força deste país único”, complementa Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa.
Com a confirmação da Apex-Brasil, fica mais próxima do fim a oportunidade de marcas se relacionarem com o evento. Já não há mais vagas para os patrocinadores globais — Budweiser, Castrol, Continental, Johnson & Johnson, McDonald’s, Oi, Seara e Yingli Solar. Já entre os apoiadores nacionais, grupo anteriormente formado por Itaú, Liberty Seguros, Garoto e Wise Up, a Apex ocupa a penúltima vaga, deixando espaço para apenas mais uma empresa garantir-se como patrocinadora. Além das citadas, podem explorar mundialmente a marca da Copa do Mundo Adidas, Coca-Cola, Hyundai-Kia Motors, Emirates, Sony e Visa, patrocinadores globais da Fifa.