A Apex (Agência Brasielira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Programa Cinema do Brasil lançaram na manhã desta quarta-feira (15) o Programa de Apoio à Distribuidores Internacionais, que financiará dez propostas para distribuidores internacionais para gastos com a comunicação de divulgação de filmes brasileiros no exterior. Cada proposta terá um valor de US$ 15 mil, sendo que o distribuidor deverá comprovar contrapartida mínima de 50%, ou seja, deverá investir mais US$ 15 mil. “Percebemos que precisávamos criar algo para estimular a exibição dos filmes brasileiros nas salas de cinema internacionais”, disse André Sturm, coordenador geral do Programa Cinema do Brasil.

Para participar, o distribuidor deverá entrar em contato com o Programa até o dia 30 de agosto. As condições para participação é que o filme tenha no mínimo duas cópias e que seja exibido em, pelo menos, cinco cidades ou que fique quatro semanas em exibição. Mas filmes com mais de 20 cópias não poderão receber o incentivo. O apoio poderá ser atribuído ao mesmo filme para distribuidores diferentes em até três países. Ficam excluídas despesas com frete, despesas administrativas da distribuidora e alfândega.

por Maria Fernanda Malozzi