Apontador e MapLink  estão apostando mais em publicidade desde a fusão dos portais, em junho de 2008, quando surgiu a LBS Local. “Aproveitamos melhor o site para publicidade. No ano passado, o faturamento com publicidade não chegava a 10%. Este ano, devemos fechar com um índice de 20%”, explicou  Frederico Hohagen, diretor de marketing e venda dos portais. A intenção da empresa, segundo ele, é equilibrar o volume de faturamento entre a publicidade e a prestação de serviços de mapas de localização. “Hoje o grosso vem da prestação de serviços”, explicou.

A empresa manteve as duas marcas separadamente, pois, por meio de uma pesquisa, verificou que elas não eram conflitantes. “Existe pouca sobreposição de audiência e percebemos que, se matássemos uma marca, não seria garantia que o público viria para a outra”, contou Hohagen.

Com o entedimento de quem são os usuários de cada um dos portais, o próximo passo é reforçar a marca de cada um deles. O Apontador já está passando por uma reformulação. A nova versão do site já pode ser acessada  pelos usuários e, até novembro, o novo portal deve estar no ar definitivamente. “O Apontador é mais um canal de conteúdo, menos de mapas. Voltado ao consumidor. As pessoas entram para buscar um endereço de algum estabelecimento. Já o MapLink é um canal mais B2B, ligado a negócios. Tem alguns serviços, como rotas entre cidades com cálculo de combustível e pedágios, que só ele tem”, falou o executivo.

Segundo Hohagen, para o anunciante essa diferenciação entre os produtos é importante porque ele fala com dois públicos diferentes ao mesmo tempo. “Os dois sites têm uma audiência muito boa e não estávamos explorando a publicidade de maneira muito inteligente”, disse.

Um dos diferenciais dos sites, de acordo com o executivo, é o grande poder de segmentação. “A gente criou diversos clusters para oferecer aos anunciantes de acordo com o interesse”, falou. Um dos desafios da nova fase é entender cada vez melhor o comportamento dos usuários. “Sabemos que tipo de usuário chega em cada busca e oferecemos para os anunciantes”, falou Hohagen.

Outra estratégia usada pelos sites foi fazer uma página para os anunciantes dentro do site. “Como temos bons indexadores nos nossos sites, quando o usuário faz uma busca no Google, por exemplo, ele é levado para a página do anunciante”, explicou.

Com a fusão, outro investimento dos sites foi nos aplicativos para mobile. “Ainda tem muito para crescer, mas a maturidade do mobile está acontecendo”, afirmou. A prestação de serviço é o principal foco dos quatro aplicativos, já disponíveis para serem baixados no celular.

O mais recente é o Apontador   Táxi, que localiza os pontos de táxi mais próximos do usuário. Um outro aplicativo traz informações em tempo real das condições do trânsito na cidade. O usuário também tem à disposição um aplicativo no qual pode saber quais postos de gasolina têm a seu redor e o preço do combustível em cada um deles e outro que localiza os cinemas e tem as informações de preço e programação. “É ótimo para quando o usuário está no carro e precisa da informação imediatamente”, concluiu.                              

por Cristiane Marsola