Segundo dados do Sebrae Nacional, existem 6 milhões de pequenas e médias empresas no país. Somando as informais, o contingente sobe para 10 milhões que são responsáveis por 30% do PIB brasileiro. De olho nisso, o Grupo Apontador lançou hoje um novo produto para as PMEs, cujos donos estão à frente da operação e dispõem de poucos recursos para anunciar em mídias online e divulgar sua marca na web.

Batizado de Apontador+ (lê-se “Mais”), a ferramenta conta com uma equipe de consultores que ajudarão os anunciantes a descobrirem e formatarem suas próprias páginas dentro do portal de geolocalização, que atualmente tem audiência de 12 milhões de acessos mensais e uma base de dados formada por 4,5 milhões de empresas.

A diferença do serviço consolidado e gratuito é que, a custos módicos, o pacote básico é de R$ 149, dá direito ao anunciante a página própria, com destaque no sistema de buscas, painel de controle para ver a quantidade de acessos, visualização de contatos de internautas e outras funcionalidades específicas. “O Apontador+ evidencia seu anunciante em relação aos que não são pagantes e automaticamente o destaca também nas plataformas para smartphones como iPhone, iPad, Android, Blackberry, entre outras”, garante Frederico Hohagen, diretor comercial do Apontador.

Embora não tenha uma meta de vendas do novo serviço para 2011, ele afirma que até 2014 o Apontador+ deve representar 50% do faturamento do grupo no país.

Frederico Hohagen garante que a ferramenta levará novos anunciantes à web

Estratégias

O Grupo Apontador é uma fusão com o Maplink e vem estabelecendo uma série de parcerias que o fortificam no mercado. Fechou com o Twitter Places um acordo para compartilhamento total da base de dados de locais em que os tweets dos usuários podem ser originados de lugares cadastrados no site do Apontador. “Chegamos ao nível de identificar se há oferta em algum dos 200 sites de compra coletiva no País, informando ao usuário que ele pode comentar o uso do serviço contratado”, comenta o chief technology officer do grupo, Rafael Siqueira.

A companhia também anunciou recentemente a integração de seu check-in list com Facebook Places e Foursquare, o portal de geolocalização mais conhecido nos Estados Unidos e que marcas como Starbucks, McDonald’s e Walmart divulgam diariamente os milhares de check-in points de clientes.