Após as críticas recebidas e acusações de racismo, a Bombril decidiu retirar a marca Krespinha de seu portfólio de produtos, conforme anúncio divulgado na tarde desta quarta-feira (17).

Em um comunicado, a empresa reitera que a marca existia há 70 anos e que não teve nenhuma publicidade “nos últimos anos”. “Fato que não diminui nossa responsabilidade”, afirma.

Entenda

Em plena efervescência dos protestos antirracistas pelo mundo, consumidores encontraram este link no site da marca:

(Reprodução)

O achado caiu como uma bomba nas redes sociais. “É preciso ter profissionais pretos nas agências de propaganda e no marketing das empresas para que coisas lamentáveis como essa não aconteçam”, escreveu Ricardo Silvestre, fundador da agência Black Influence.

“Krespinha, a esponja de aço da Bombril, perpetua estereótipos racistas e imagens de controle que associam o corpo de mulheres negras ao trabalho doméstico pesado. O nome e o mkt é baseado em racismo. Fere historicamente a subjetividade de mulheres negras e segue firme no mercado”, postou Winnie Bueno, pesquisadora e ativista do movimento negro.

A empresa decidiu, então, retirar a marca do portfólio. Confira a íntegra do comunicado:

A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos.

Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda sociedade.

Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores.

Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que posam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.