Brasileiros respondem por 50% da ocupação do Conrad Cassino & Resort

 

Os brasileiros estão cada vez mais na mira do Conrad Resort & Casino, único cassino privado entre os 27 espalhados pelo território uruguaio. Localizado em Punta del Este, balneário de luxo da América Latina, o empreendimento da Caesars Entertainment teve recentemente 45% de suas ações adquiridas pelo grupo chileno Enjoy, no mercado há 37 anos e com oito operações, sete no Chile e uma na Argentina (Mendoza). Anunciado em maio deste ano, em Nova York, o acordo de US$ 139,5 milhões prevê a compra dos 55% restantes nos próximos três a cinco anos.

Segundo Javier Martinez, vice-presidente executivo do Enjoy, o controle total é uma certeza. No processo, a Caesars adquiriu 4,5% das ações do grupo e nomeou Tom Jenkins para o board da cadeia chilena. Com a movimentação de capital, o Enjoy direcionou esforços para uma reformulação completa do Conrad, um dos destinos mais tradicionais do Uruguai. Calculadas em US$ 20 milhões, as reformas começaram no início de junho e preveem modernização dos quartos, das áreas de jogo (incluindo as destinadas aos frequentadores vips), bares, restaurantes e espaços ao ar livre.

Em breve, o cassino também deve estrear um aplicativo que permite a conexão entre as salas de jogos e o jogador, mesmo que este esteja longe. “Neste momento, a proposta é trabalhar sobre quatro pilares: ações de entretenimento, desenvolvimento tecnológico, comunicação cada vez mais estreita com os hóspedes e jogadores e fortalecimento do turismo local”, diz Martinez.

E quando se trata do turismo na região, brasileiros e argentinos dominam. Punta del Este é uma cidade pequena, com menos de 20 mil habitantes. No último verão, mais de 600 mil turistas visitaram o balneário. Dos visitantes de 2012, 1,7 milhão são argentinos; 396 mil são brasileiros; e 53 mil, chilenos. Nesse cenário, o Conrad mantém média de ocupação em 85% (100% nos fins de semana). Metade dos hóspedes é brasileira.

De acordo com Silvina Luna, diretora de marketing, o resort apostará em ações promocionais bastante direcionadas ao público desses três países e na natural campanha “boca a boca” entre um hóspede e seus amigos. Para o Brasil, o programa inclui tarifas especiais para moradores do Rio Grande do Sul, estado mais próximo do Uruguai, além de atrações musicais nacionais, cortesia para menores de 12 anos nos pacotes e um hotsite já no ar, que reúne dicas de compras, turismo e entretenimento. A navegação é amigável e intuitiva. “Quem se interessa por jogos pode se distrair com atividades lúdicas, sem apostas ou prêmios, apenas a título de diversão”, destaca Patricia Souto, coordenadora de marketing.

Parceiro da Gol Linhas Aéreas, que opera charters para Punta del Este com saídas do Rio de Janeiro e São Paulo, o Conrad planeja voos fretados também em Porto Alegre, Curitiba e Brasília, mercados considerados de grande potencial pela equipe. Martinez salienta que, com a fusão entre os grupos, os programas de fidelidade devem se unificar em breve, integrando múltiplos benefícios de cada uma das duas marcas.

A princípio, o processo de fusão não resultará em cortes nas equipes. A ideia é manter os colaboradores originais do Uruguai, Argentina e Brasil (onde o Enjoy tem realizado pesquisas de campo) e assimilar diferentes aspectos culturais. A nova fase ainda inclui maiores investimentos em eventos corporativos, com previsão de crescimento em 10% até o fim do ano.

Uma cidade a cada estação

Punta del Este se divide em duas a cada ano: a badalada e concorrida, no verão; a aconchegante e tranquila, no inverno. O clima quente, é claro, responde pelos milhares de turistas que invadem a cidade na alta temporada, seja em hotéis luxuosos ou em mansões de veraneio que, finalmente, têm suas janelas abertas e suas salas e piscinas preparadas para as festas. Durante a época de baixas temperaturas, borbulham os restaurantes e salões de jogos. As paisagens, no entanto, são atemporais. O pôr do sol que se vê do terraço da Casapueblo, obra do artista Carlos Páez Vilaró, impressiona em qualquer dia.

Sobre o rio Maldonado, a ponte Leonel Viera, mais conhecida como “ponte ondulada”, não poupa o frio na barriga. E para os apreciadores, a cidade revela a vinícola-boutique Alto de la Ballena, onde uvas de qualidade atiçam o paladar e dividem atenção com carnes e doce de leite conhecidos mundialmente.