Desde 2007, a cachaça Sagatiba não aparecia em filmes publicitários na televisão, mas a espera acabou. A partir desta segunda-feira (11), a marca volta nos intervalos comerciais da programação da TV Globo, MTV e TV paga, com o objetivo de ensinar o consumidor a preparar a caipirinha perfeita.Com criação da Moma Propaganda, que ganhou a conta da marca no final de 2010, a campanha estreia com um filme de 45 segundos, que também terá versão em 30, abordando o conceito Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita.

O filme trabalha com uma linguagem bem humorada e irreverente. A peça usa da ironia para falar sobre a caipirinha, que é tratada como patrimônio nacional do brasileiro. A intenção é mostrar que uma caipirinha só é verdadeira quando é elaborada com perfeição.

Para Ana Maura Martins, gerente de marketing da Camapari do Brasil, o tom da campanha tem tudo a ver com as características dos consumidores da Sagatiba. Nosso consumidor é da classe A e B, jovens adultos, que estão entre os 20 e 35 anos. É brasileiro, mas é um cidadão do mundo, moderno, jovem e irreverente.

Martins não revela números, mas afirma que a marca apresenta um crescimento acima da média do mercado e aposta no conceito de que para querer ser diferenciado, tem que beber Sagatiba.

A gerente conta que o período em que a marca ficou afastada da grande mídia foi dedicado para ações em campanhas em redes sociais e eventos, com o intuito de conhecer o verdadeiro consumidor Sagatiba.

O projeto de mídia desenvolvido pela Moma ainda conta com material de ponto de venda em academias e outros lugares estratégicos frequentados pelo público alvo da marca.

Já a parte digital da campanha ficou sob o encargo da F.biz, que lançou um novo site da Sagatiba. O novo endereço eletrônico permite que os consumidores entendam o conceito da campanha, além de encontrar receitas e se associar a Academia Sagatiba de Caipirinha.

Em junho estreia a segunda parte desse projeto digital que apostará em uma gincana interativa, convocando o público a tornarem-se Sagazes e membros da Academia.

por Aline Bellatti Küller