A liberdade de expressão e a responsabilidade dos comunicadores foram os principais assuntos discutidos na 25º edição do Fórum de Debates da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), que foi realizada nesta quinta-feira (26), na sede da ESPM, em São Paulo. Participaram do debate, Gilberto Leifert, presidente do Conar (Conselho de Autoregulamentação Publicitária) e diretor da divisão de relações com o mercado da Rede Globo, além de Mario D’Andrea, sócio e diretor de criação da Fischer & Friends.
Leifeirt e D’Andrea destacaram a importância do assunto e lembraram da quantidade de Projetos de Leis que tramitam no Congresso Nacional, cerca de 200, com o objetivo de regulamentar, principalmente, a propaganda brasileira, o que pode cercear ainda mais a liberdade de expressão. Para Leifert, a sociedade pode e deve estabelecer limites para o que é exibido não necessita de mais leis. “Mas o que acontece, muitas vezes, é que o cidadão não sabe dos seus direitos e acha que o estado pode e deve protegê-lo”.
Mário D’Andrea, por sua vez, ressaltou que o governo não pode achar que sabe o que é melhor para a população. “Isso é muito perigoso e é o primeiro passo para termos um estado centralizador”, destacou. Ele lembrou ainda que, atualmente, o controle está tão forte, principalmente por conta do que o mercado chama de “politicamente correto”, que as duplas criativas preferem não arriscar e, com isso, a propaganda está perdendo o seu brilho.