Alguns dos principais expoentes da publicidade brasileira se reuniram na noite desta terça-feira (16) no Tetro Raul Cortez, em São Paulo, para a entrega dos troféus do 14º Prêmio Contribuição Profissional, promovida pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). No total, 10 representantes de diferentes áreas da publicidade subiram ao palco para receber o Troféu Garra do Galo, direcionado àqueles que conseguiram prestar serviços além de seus briefings para a profissão. “Esse prêmio é o reconhecimento individual daqueles que fizeram muito pela propaganda, que não pouparam tempo nem esforço para engrandecer nosso mercado. O talento deles não se restringe à atuação básica, mas está presente também em livros, palestras, artigos, qualquer coisa que sirva de real contribuição para o preparo de outros profissionais e para a evolução da atividade”, explicou Paulo Chueiri, presidente da APP.
Apesar de ser um prêmio individual, os laureados fizeram questão de dedicar a honraria às suas equipes, parceiros, sócios, clientes e famílias, que contribuem de diferentes formas para que seus esforços se transformem em resultados efetivos e reconhecimento. “Quero aproveitar para agradecer a todos que trabalharam e trabalham comigo no planejamento, que tive o prazer de dividir experiências”, declarou Pedro Cruz, vice-presidente de planejamento da África, seguido por Jaques Lewkowicz; “Apesar de eu estar sendo premiado, tenho que agradecer a todos que contribuíram para que eu pudesse contribuir com a profissão”, acrescentou o cco da Lew’LaraTBWA.
O último troféu da noite, referente ao Prêmio Especial Contribuição Profissional – Prof. Francisco Gracioso, foi para as mãos de Gilberto Leifert, diretor de mercado anunciante da Rede Globo e presidente do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária). Em seus agradecimentos, o executivo citou as curvas de sua carreira, que passou pelo jornalismo, direito e até pela carreira de modelo infantil, mas que sempre pode se aproximar da propaganda, participando diretamente de seus bons resultados colhidos nos últimos anos. “Mesmo com todos esses desvios de rota, agradeço por nunca ter me afastado o suficiente da propaganda, pela qual procurei sempre servir com lealdade e entusiasmo”, discursou Leifert, aproveitando a ocasião para convidar todos os presentes a continuarem lutando pela liberdade e ética na atuação – principais valores defendidos pelo Conar. “Não alcançaremos nada sem liberdade de criação, expressão e veiculação. Continuemos juntos nessa luta”, finalizou.
Confira abaixo a lista dos 10 premiados com o Troféu Garra do Galo:
Dirigente de agência – Otto de Barros Vidal (Grupo PPR)
Profissional de atendimento – Márcio Oliveira (Lew’LaraTBWA)
Profissional de planejamento – Pedro Cruz (Africa)
Profissional de criação – Jaques Lewcowicz (Lew’LaraTBWA)
Profissional de mídia – Luiz Fernado Vieira (Africa/Grupo de Mídia)
Profissional de anunciante – João Batista Ciaco (Fiat/ABA)
Profissional de veículo – João Carlos Saad (Grupo Bandeirantes)
Profissional de Serviços Especializados – Dora Câmara (Ibope)
Profissional de Imprensa Especializada – Pyr Marcondes (Revista Proxxima)
Prêmio especial contribuição profissional “Profº Francisco Gracioso” – Gilberto Leifert (Rede Globo/Conar)
por Karan Novas