A Coca-Cola não é mais a marca mais valiosa do mundo. Pela primeira vez nos 14 anos em que a consultoria Interbrands divulga seu relatório Best Global Brands, a marca de refrigerantes não figura na primeira posição, tendo as gigantes da tecnologia Apple e Google à sua frente.

A Apple estreou no ranking, iniciado em 2000, na 36ª posição, quando a marca valia US$ 6,6 bilhões. Hoje, líder, o valor é de US$ 98,3 bilhões, quase 18 vezes maior que há 14 anos. “De vez em quando, uma marca muda a nossa vida, não apenas com os seus produtos, mas com a sua essência. É por isso que, após 13 anos da Coca-Cola no topo do Best Global Brands, a Apple agora ocupa o primeiro lugar”, afirma Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.

O Google, segundo colocado, teve a marca avaliada em US$ 93,2 bilhões, um crescimento de 34% em relação ao ano passado. A única marca cujo valor registrou uma taxa ainda maior de aumento foi a do Facebook (43%), que passou da 69ª para a 52ª posição. A Coca-Cola, por sua vez, viu o valor da sua marca crescer 2%, chegando a US$ 79,2 bilhões. Completam as 10 primeiras posições IBM, Microsoft, General Electric, McDonald’s, Samsung, Intel e Toyota, nesta ordem.

Discovery, Duracell e Chevrolet entraram pela primeira vez no ranking das marcas mais valiosas do mundo, no qual não figura nenhuma marca brasileira. Para identificar o valor das marcas e desenvolver seu relatório, a Interbrands examina três aspectos: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar preços, gerar lealdade ou garantir os lucros da companhia.