Com valor de mercado de US$ 87 bilhões, a Apple, fabricante do iPhone e do iPad, manteve o posto de marca mais valiosa do mundo no ranking Global 500 da BrandFinance deste ano. A empresa, porém, viu a concorrente Samsung pular do sexto para o segundo lugar, passando a valer R$ 58,7 bilhões em 2013.
O crescimento do valor da marca coreana foi de 53,6% em relação a 2012, quando valia US$ 38,2 bilhões. A marca fundada por Steve Jobs, por sua vez, valia US$ 70,6 bilhões no ano passado, registrando um crescimento de 23,6%.
O Google caiu uma posição e foi para o terceiro lugar, com valor de marca de US$ 52,1 bilhões, seguida da Microsoft, que também perdeu uma posição e foi avaliada em US$ 45,5 bilhões. O Walmart (US$ 42,3 bilhões) manteve-se na quinta posição e é a única entre as cinco primeiras não relacionada a tecnologia.
Completam o as dez primeiras posições do ranking das marcas mais valiosas IBM, General Eletric, Amazon, Coca-Cola e Verizon, nesta ordem.
Brasileiras
São nove as marcas nacionais inclusas no ranking da BrandFinance de 2013, com destaque para as instituições financeiras. O primeiro a aparecer é o Bradesco, com valor de marca de US$ 13,6 bilhões, no 66º posto, seguido do Itaú, na 77ª posição, valendo US$ 12,4 bilhões; e Banco do Brasil, no 94º lugar e valor de U$ 9,8 bilhões. Ainda entre as 500 marcas mais valiosas, o Brasil conta com Petrobras (150ª), Pão de Açúcar (269ª), Vivo (352ª), Vale (354ª), Oi (376ª) e Braskem (481ª).