Evento virtual da R/GA com a Contagious reuniu profissionais para debater experiências
Nesta quinta-feira (27), a R/GA realizou um debate virtual sobre temas relacionados ao metaverso, como NFTs, blockchains e experiências das marcas nesse universo.
O "From Scrolling to Strolling: Criando Experiências no Metaverso” contou com Nick Pringle (SVP Executive Creative Director), Rachel Stones (Epic Games’ Business Development Manager), Luke Franks (apresentador do podcast Welcome to the Metaverse) e Victoria Wells (R/GA’s Web3 and Metaverse Strategy Director). A moderação foi de Chloe Markowicz (Contagious Editor).
A ideia da conversa surgiu no contexto de rápida aceleração do metaverso, potencializado pela tecnologia blockchain, NFTs e criptomoedas. Embora o metaverso ainda seja de certa forma experimental, o escopo para inovação é vasto.
Para Rachel, todo esse universo tem uma conexão muito forte com a música, o que ajuda a focar na experiência. "É menos sobre o produto e mais sobre o que você faz", diz.
Franks avalia que as marcas têm um grande poder ao explorar todas as possibilidades, mas que precisam ser autênticas e oferecer valor antes de visar lucros. "Se você é uma marca pode adicionar muitas coisas interessantes. É preciso adicionar valor antes de querer fazer dinheiro com NFTs, por exemplo. Você é uma marca construindo uma comunidade com seu consumidor", acredita.
Pringle chama atenção para o impacto na criatividade e a maior liberdade. "Nesse mundo de metaverso, sendo um avatar como você se representa? São pessoas juntando, criando comunidade como elas imaginam. Estamos apenas começando", reflete. Já Victoria, ao ser questionada se o mercado já está ou não no metaverso, ele analisou o momento como "de transição, de engajamento".
Entre os conselhos para as marcas que estão começando, Rachel falou em preparação. "Aprenda o que puder e pense que você está dirigindo e pode bater a qualquer momento", disse Rachel. Pringle reforçou a importância do planejamento e de "ter uma estratégia de longo prazo". Victoria falou sobre paciência e o espírito para este momento: "seja otimista e inspirador". Já Luke destacou que as regras são completamente diferentes e que não basta recriar. "É preciso usar a criatividade ilimitada que tem nesse mundo", avalia.