Foi assinado nesta manhã (4), em São Paulo, um novo convênio entre a Apro (Associação Brasileira de Produções de Obras Audiovisuais) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para promover os serviços publicitários brasileiros no exterior, o projeto FilmBrazil. A estratégia para 2010-2011 tem investimento de US$ 4,8 milhões e tem como meta vender R$ 18 milhões em serviços para produções estrangeiras realizadas no País neste ano, além de R$ 22 milhões no ano que vem.
“O projeto já é consolidado. A imagem do País está cada vez mais institucional. Espero que este ano a gente consiga superar o número de produções de 2008”, disse Leyla Fernandes, presidente da Apro, referindo-se ao desempenho de dois anos atrás, que foi superior ao do ano passado – que teve 42 obras produzidas no Brasil, três a menos que em 2008.
O motivo para esta queda foi o reflexo da crise econômica. Mesmo assim, Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil, mostra-se otimista e afirmou que em comparação com os demais setores de exportação brasileira, o áudio-visual foi o que apresentou uma das menores quedas. “Houve queda em todos os setores. Mas o áudio-visual teve uma queda muito pequena em relação aos outros setores. Teve setor que caiu 40%, 60%! A média de queda das exportações brasileiras foi de 22% e o áudio-visual teve 6%”.
Como nos anos anteriores, a FilmBrazil continuará a investir em sua comunicação, especialmente durante o Festival Internacional de Publicidade de Cannes, onde, além do banner na entrada do Palais des Festivals, será patrocinadora oficial da primeira edição da categoria Film Craft Lions e fará ações de relacionamento com esses jurados. Também haverá anúncio no Lions Daily – jornal que circula durante o Festival – e no Locations Guide. E um lounge será montado na Plage Goeland, na praia, para abrigar o evento Coquetel Brasil.
por Maria Fernanda Malozzi