Em mais uma iniciativa promovida pela FilmBrazil e ApexBrasil, a Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) participou do D&AD 2019, festival internacional de criatividade, que terminou nesta última quinta-feira (23), em Londres.
Com representantes de sete produtoras – Alice Filmes, Antfood, Conspiração, Le Cube, Satélite Audio, Trio e Utopia – a associação, presidida por Marianna Souza, desenvolveu ações de networking e uma agenda de negócios com visitas a agências de publicidade na capital inglesa. Também foram realizadas reuniões com a organização do festival para reforçar uma parceria, iniciada há quatro anos, para desenvolvimento de projetos de formação profissional.
“A presença no festival amplia o potencial de negócios para as produtoras brasileiras e, além disso, a parceria com o D&AD é simplesmente fundamental para os objetivos da Apro, pois o festival tem um pilar muito importante que é o da qualificação técnica”, explica Marianna.
Ela conta que, no ano passado, o Reino Unido foi responsável por uma fatia de 17% do volume de US$ 44 milhões de exportações com trabalhos de produtoras brasileiras. A Inglaterra, segundo Marianna, é o segundo maior mercado do projeto FilmBrazil, que tem foco em negócios internacionais. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar com 33%.
“Acreditamos muito no potencial do Reino Unido para a produção de filmes internacionais com o Brasil, aproveitando a nossa diversidade étnica, a diversidade de locações e a questão do câmbio, que também favorece muito a viabilização de negócios”, avalia Marianna.
Na parceria com o D&AD, além de projetos de aprimoramento profissional, a Apro se beneficia, ainda de acordo com Mariana, com o desenvolvimento de estratégias de conteúdo para o Whext, festival de produção publicitária, organizado pela associação e realizado anualmente em São Paulo. “Tivemos reuniões para definir nomes e temas da programação da edição do Whext de 2019, que será realizada em novembro”, ela conta, destacando a participação da London Film Academy, também parceira do D&AD, nas estratégias de organização do Whext.
Leia também:
Brasil bate recorde com 32 Lápis do D&AD 2019
Nova categoria do D&AD premia projeto sobre Alzheimer
Conflito digital exige trabalho colaborativo, diz CCO da Accenture
Criativo da Almap mostra highlights da América Latina no D&AD