A nova regulamentação estabelecida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) sobre o volume dos comerciais que circulam em emissoras que operam no sistema digital acarretou em mudanças na produção de áudio para filmes publicitários. Tendo em vista o novo cenário, a Aprosom (Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários) divulgou um comunicado reforçando as novas regras e procedimentos.

Segundo a entidade, iniciativas necessárias para o cumprimento da medida são o estabelecimento de duas categorias de áudio – online e offline – por parte das produtoras e a certificação dos novos padrões por parte das agências. Ainda segundo a associação, as normas do controle de volume “trazem um novo fator no processo de produção do áudio, pois os parâmetros técnicos exigidos podem trazer alterações significativas entre o conteúdo artístico” das categorias on e off. Por isso, recomenda que o trabalho seja sempre aprovado por agência, produtora, cliente e demais partes envolvidas.

O principal motivo das mudanças é a eliminação do desconforto causado pelo aumento do nível de áudio nas entradas dos intervalos comerciais ou entre um filme publicitário e outro durante os breaks na televisão aberta e por assinatura. Segundo comunicado da Aprosom, a Rede Globo aplicará as novas regras a partir desta quarta-feira (31). As demais emissoras do país ainda devem se manifestar sobre a alteração.