Cinco imagens publicitárias do fotógrafo Chico Audi foram premiadas pela edição 2010/2011 do book “200 Hundred Best Ad Photographers Worldwide” (Os 200 Melhores Fotógrafos de Publicidade no Mundo), da revista alemã Lürzer’s Archive. Ele foi o único brasileiro a emplacar cinco peças. Mais quatro fotógrafos brasileiros também foram premiados pela publicação: Carolina Simão Fernandes, Alexandre Salgado, Studio ME e Ricardo Barcellos.
“A dificuldade é grande, é um júri muito composto, formado por diretores de arte, diretores de criação e fotógrafos do mundo inteiro. Para ser escolhido é muito difícil”, falou. Segundo Audi, concorreram 6,5 mil fotógrafos do mundo inteiro, sendo que apenas 200 entraram. As fotografias vencedoras foram publicadas em jornais e revistas no ano passado.
As fotografias premiadas de Audi são artísticas e foram feitas para a série “Meninos” para Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia); ação para Heli Solutions – cuja foto foi tirada em Aconcágua; campanha para HBO “Filhos do Carnaval”, com foto da Escadaria da Penha, no Rio de Janeiro e “Perfil”, para campanha Fórum Classic Jeans. “Como fotógrafo não tem qualificação, a premiação dá um norte às pessoas em nível de qualificação do fotógrafo. Todo fotógrafo acha que é o melhor, mas isso é impossível, principalmente hoje com toda facilidade digital”, comentou Audi.
Ele diz se sentir orgulhoso pelo fato de ter as imagens premiadas por um júri internacional formado por diretores de criação e de arte das principais agências de publicidade, de diferentes países e culturas. “Soube que na hora da seleção não tem nome de ninguém, só imagens”, detalhou Audi.
O fotógrafo comenta que a visibilidade é grande ao sair no book da Archive. Ele conta que a HBO Miami, que o contratou para fotografar para a campanha “Filhos do Carnaval”, veiculada no Brasil e América Latina, teve como referência suas imagens premiadas na Archive anterior, de 2008/2009, quando ele conseguiu emplacar quatro fotos. “Essa visibilidade para o fotógrafo é o máximo. Não é só resultado financeiro, é reconhecimento também”, comemorou ele.
Audi diz que atualmente a demanda por imagens em publicidade é alta. “O que acontece hoje é que existe facilidade maior para captação de imagens, por causa da fotografia digital. Aumentou a demanda e a concorrência com banco de dados. O trabalho de fotografia para publicidade praticamente dobrou em relação aos anos anteriores. Porque hoje o cliente quer uma imagem que faça diferença para o produto dele”, opinou Audi.
O fotógrafo tem cerca de 20 anos de carreira, sendo que há 10 anos faz fotos publicitárias. “Ser selecionado por quatro anos consecutivos pela publicação alemã Lürzer’s Archive, como um dos 200 melhores fotógrafos de publicidade do mundo, mostra o meu compromisso com a fotografia e sua atualização constante e a preocupação em traduzir o máximo em qualidade através da minha sensibilidade, levando nos meus trabalhos uma aferição constante do que existe de melhor no mundo para os meus clientes”, escreveu ele em seu blog.
por Kelly Dores