A divisão Havas Digital já responde por 14% das receitas do grupo Havas. A afirmação é de Gabriel Sáenz Buruaga, co-ceo do Havas Digital, que esteve no Brasil visitando clientes e a Media Contacts, marca do Havas que opera comunicação no ambiente on-line no País. A América Latina tem share de 15% no faturamento global da Havas Digital. “No Brasil, crescemos 77% em 2008, e 40% na América Latina no mesmo ano, em termos de faturamento. Esperamos em 2009 que a Havas Digital Brasil cresça cerca de 10% acima da média de crescimento do mercado, que está em torno de 25%”, disse o executivo. Confira a entrevista:
Parece óbvio, mas por que a comunicação digital cresce mais do que as ofertas de mídia em todas as partes do mundo?
A Internet existe como meio de comunicação desde a metade dos anos 90, mas demorou cerca de 10 anos para alcançar um volume expressivo (no Brasil, 35% da população já estão conectadas à web). As pessoas também estão mudando o hábito de consumo dos meios de comunicação. Elas lêem jornais na Internert, se comunicam através de e-mail e do Messenger, conferem os resultados das partidas esportivas etc. A publicidade se baseia na compreensão do comportamento dos usuários e, nesse caso, com a consolidação da audiência, a internet deve fazer parte de qualquer estratégia de comunicação. As características da web que permitem, por exemplo, flexibilidade e resultados imediatos, permitem respostas aos anunciantes como o retorno do investimento, quantidade de gente impactada pela abordagem e suas opiniões sobre os produtos.
O mundo digital marca uma nova era, é por isso que a comunicação digital cresce mais?
Sim, porque a penetração da internet entre as pessoas de 15 a 35 anos supera a marca de 50% em todas as partes do mundo, o que significa que na medida em que este universo coletivo aumenta seu poder aquisitivo e sua capacidade de percepção, super importante para a tomada de decisões, os meios digitais vão ser fundamentais em todos os aspectos da vida, desde os locais de compras, transmissão de opiniões e no relacionamento com os públicos nos níveis pessoal e profissional. Esta é uma mudança radical no funcionamento da sociedade. Respeito à publicidade, mas vemos que o modelo americano no qual as marcas se limitam a uma mensagem através da televisão, não é mais suficiente. Nesta nova era os usuários estão interconectados, falam entre si, geram conteúdos, compartilham uma série de coisas e têm maior influência no êxito da publicidade que as próprias campanhas de comunicação.
Quais as refratabilidades que os usuários identificam em relação aos formatos de comunicação mercadológica na web?
Cada formato de comunicação na Intrernet cumpre um objetivo distinto para cada consumidor. O relevante é compreender a relação entre formatos e a maneira de implementar cada formato para que não seja invasivo . Por quê? Para obter integração dos conteúdos e relevância da mensagem publicitária para cada uso. Cada vez mais a publicidade deve entender a nova forma de demanda, que é cada vez menos “push”: o usuário busca informação e gera conteúdo.
O que o futuro reserva?
O está por vir está relacionado com tecnologias de targeting para criar maior relevância entre a publicidade e cada usuário individualmente. O desafio é o desenvolvimento de tecnologias que permitam entender o perfil de cada usuário para produzir uma comunicação de marketing certeira. Também está em jogo as métricas de medição dos resultados para garantir melhora de qualidade das ações de comunicação. No nível criativo veremos que o melhor caminho não é a publicidade baseada nos prêmios, mas a que é capaz de gerar emoções, transmitir uma mensagem relevante e gerar vendas concretas.
O que é a favor e contra na Internet?
A Internet requer um conhecimento relativo de tecnologia. O setor tem se esforçado para torná-la mais fácil e inteligível. Creio que o caminho a percorrer está na formação de padrões, introduzir a formação específica nas universidades e levar mais informação sobre a utilização da web para os executivos responsáveis pela comunicação nas empresas. Ou seja, a Internet contém muitos tecnicismos e não facilitamos a linguagem e a comunicação para pessoas que não estão acostumadas com o meio. Uma maneira de ajudar nesse processo é divulgar a informação para que estejam preparadas.
Quais as expectativas do Havas nessa área?
É de continuar crescendo – hoje em dia, a Havas Digital, divisão interativa do Grupo, representa 14% do faturamento do grupo Havas. Temos a meta de que represente 20% em 2012, mas a nossa expectativa é que alcancemos antes. Nossa expectativa é, portanto, o crescimento da importância do digital dentro do bolo publicitário do grupo, e dentro do digital, há uma aposta de crescimento significativo de algumas regiões, entre elas a América Latina.
Qual a representatividade do mercado brasileiro para o Havas Digital?
Por uma questão de política do grupo, não podemos abrir esse dado para o mercado brasileiro. No entanto, por ser uma empresa de capital aberto em bolsa, todas as informações do grupo Havas estão disponíveis no site. O que podemos dizer é que a América Latina é o mercado que tem o crescimento mais acelerado dentro da Havas Digital no mundo. Hoje a região é responsável por 15% do faturamento global da Havas Digital.
Quais foram os resultados apresentados no Brasil e na América Latina?
No Brasil, crescemos 77% em 2008, e 40% na América Latina, em termos de faturamento. Esperamos em 2009 que a Havas Digital Brasil
cresça cerca de 10% acima da média de crescimento do mercado, que está em torno de 25%.
Há planos de aquisições no Brasil e na região?
Não há planos de aquisições no momento no Brasil e região, mesmo porque a empresa tem apostado no crescimento orgânico. Embora não haja um plano, o grupo sempre está aberto a oportunidades relevantes. Houve aquisições no
passado, que tiveram como justificativa a complementação de serviços já oferecidos pelo grupo. A previsão é que no mundo os investimentos com publicidade tenham uma queda de 8% em 2009, e que digital apresente um crescimento de 10%. No mercado brasileiro, os investimentos em online tiveram um aumento de 40% (2009 em comparação a 2008). Esse ano a previsão é que esse aumento seja de 25% a 30%. No Brasil, 49% dos acessos são feitos a partir de lugares públicos. No Brasil o Search Marketing representa cerca de 30% dos investimentos em Internet.
por Paulo Macedo