Retrospectiva

Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF

O esporte dominou as conversas do Twitter em 2018. Foi o que revelou a retrospectiva da rede social. Em ano de Copa do Mundo, o Brasil foi o país que mais tuitou sobre a competição globalmente, e a seleção canarinho foi a equipe mais mencionada na plataforma. Outros grandes torneios, como a Barclays Premier League e a UEFA Champions League, também dominaram as conversas no país. Entre os jogadores mais falados, destaque para Neymar Jr, Philippe Coutinho e Cristiano Ronaldo. Globalmente, o evento mais tuitado foi o encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, em fevereiro.

Longevidade
Após assumir a liderança como maior anunciante global, a Samsung anunciou a renovação do patrocínio ao Comitê Olímpico Internacional (COI) por mais uma década. O acordo contempla os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio (2020), Paris (2024) e Los Angeles (2028), bem como os Jogos da Juventude. Com 13 patrocinadores globais, o COI deu início a sua parceria com a Samsung em 1998, durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano. Mais tarde, em 2006, a fabricante incorporou também o patrocínio ao Comitê Paralímpico Internacional.

Superclássicos 1

Divulgação

Youtubers do segmento esportivo bateram um bolão na semana passada, em São Paulo. O SuperClássico foi promovido pelo canal Desimpedidos, no estádio do Pacaembu, e contou com transmissão no YouTube e no Whatch ESPN, plataforma de streaming do canal de TV paga. O amistoso teve patrocínio de marcas como Adidas, Gatorade e Gillette e registrou audiência de 110 mil pessoas na transmissão.

Superclássicos 2
Com entrada gratuita, a partida teve disputa entre o time de Fred, do Desimpedidos, e a seleção de Juninho, do Vosso Canal. Estiveram nas equipes nomes como Felipe Castanhari, Banheiristas, Jukanalha, Futparódias e Portuga PC, entre outros. Os ex-jogadores Dodô e Elano foram os técnicos das equipes. A narração foi do youtuber Chicungunha, com comentários de Bolívia e do repórter Edu Meneses, da ESPN.

Superclássicos 3
Logo após a partida com os youtubers, a torcida pôde acompanhar um novo clássico: o GRAACC Futebol Clube. O jogo teve confronto entre o time da Fundação Cafu e a equipe do hospital que cuida de crianças com câncer. O jogo foi transmitido pelo canal ESPN.

Ponte aérea

A marca espanhola de óculos escuros Hawkers desembarca no Brasil com operação própria. E, para marcar presença, elegeu Lionel Messi como embaixador, trazendo um co-branding exclusivo com o atleta. Um dos jogadores mais queridos da torcida brasileira, o atacante do Barcelona inspirou a coleção, desenvolvida a partir de suas preferências. Com forte presença na Itália, Grécia, México e Colômbia, a marca tem parcerias com o jogador Luis Suárez, o motociclista Alex Rins e com o skatista Nyjah Huston, e quer ampliar o portfólio no segmento esportivo. Isso porque os atletas transmitem valores compartilhados pela marca, tais como sacrifício e superação.

Endorfina criativa

Corri o Campeonato Paulista de Motovelocidade por quatro anos e aplico muito do que aprendi no dia a dia da agência. Ao correr, você aprende a manter o foco total no seu objetivo. Na vida profissional é a mesma coisa. O tempo é tão escasso que não podemos nos permitir perder o foco.”

Wilson Negrini, COO da Lew’LaraTBWA