O Arena Hub, centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco em esportes e entretenimento da América Latina, vai iniciar sua operação em formato 100% digital, devido ao momento de distacionamento social para combater a Covid-19.
O local foi anunciado em setembro de 2019 pelo Governo do Estado de S.Paulo, Secretaria de Esportes do Estado de S.Paulo, Federação Paulista de Futebol, EY, 2Simple, Allianz Parque, V3A e BNZ.
Já são 40 startups pré-selecionadas, além de mais de 25 entidades parceiras. Os desafios, programas de conteúdo e mentoria começam com a live inaugural na quinta-feira (7).
O evento terá transmissão ao vivo com uma programação específica para o fomento da inovação na indústria esportiva.
Renato Gil, co-fundador da 2simple, explica a iniciativa. “Procuramos priorizar startups com propostas extremamente relevantes para o desenvolvimento do ecossistema, principalmente em um momento tão desafiador como este que estamos vivendo. Fomentar o senso de comunidade é essencial para promover a transformação da indústria”, diz.
Marcio Flores, diretor comercial do Allianz Parque, comenta o projeto. “Passamos grande parte do nosso tempo empreendendo e buscando insights que se transformem em soluções para um sem número de oportunidades que vivemos cotidianamente”, declara.
O evento online, que terá a apresentação de Fernando Cachinho, sócio-diretor da V3A e conselheiro da Arena Hub, abordará três temas: “Arenas como plataforma de negócios”, com Pedro Daniel (EY), Guilherme Figueiredo (TVNSports), Luiz Davantel (WTorre) e um representante da Allianz Seguros; “Inovação na Retomada do Crescimento Pós-Covid19”, com Mauro Silva (vice presidente da Federação Paulista de Futebol); e “Esporte como Plataforma de Impacto Social” com debate entre Flavio Canto, Lars Grael e outras personalidades.
Sobre a dinâmica do evento, Cachinho conta que por questões de segurança impostas pelo isolamento social, os convidados vão participar de suas casas. “Teremos as participações de agentes que simbolizam transformação socioeconômicas através do esporte. O lançamento será um cartão de visitas do Arena Hub, um ambiente digital interligando stakeholders fundamentais: as startups, empresas, entidades esportivas, governo e sociedade civil. Todos com espírito colaborativo e foco na geração de conhecimento.”
A ideia do Arena Hub é reunir diversos players de um mesmo setor interessados em trabalhar de forma conjunta para desenvolver soluções a desafios estratégicos gerando impacto econômico e social. Ele trabalha startups em diferentes estágios de desenvolvimento oferecendo auxílio por meio de programas de aceleração, capacitação, challenges, hackathons, mentorias coletivas, acesso à conteúdo e conhecimento.
O projeto foi idealizado pelo Governo do Estado de S.Paulo, pela FPF, EY e 2simple. Não haverá utilização de recurso público. “Buscamos inspiração em iniciativas internacionais para desenvolver o esporte como plataforma capaz de construir um mundo de negócios melhor, unindo pessoas e oportunidades por meio da tecnologia”, afirma Pedro Daniel, diretor-executivo de Esportes, Mídia e Entretenimento da EY.
O espaço físico, a gestão e o design é responsabilidade do Allianz Parque. O espaço tem mais de 4.000 m² na ala noroeste do Allianz. Ele será mantido por empresas da iniciativa privada, que se beneficiarão com toda a tecnologia e inovação geradas dentro do núcleo.
“O Arena Hub segue firme em seu propósito de conectar profissionais, startups, entidades, investidores e grandes empresas para criar, apoiar e acelerar iniciativas, empresas, tecnologias e ideias que melhorem a vida das pessoas”, diz Ricardo Trade, do conselho diretivo do Arena Hub. “As inscrições seguem abertas para outras interessadas, independentemente de iniciarmos os conteúdos online”, comenta Danillo Dorazio, COO do Arena Hub.