A crise que atingiu os festivais internacionais ainda ronda o Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade), que chega à sua 45ª edição um pouco menor que nos anos anteriores em quantidade de inscrições. De acordo com o diretor-geral Daniel Marcet, o festival recebeu aproximadamente 2,9 mil inscrições, número similar ao do ano passado. Ele diz que o “problema” é que os grandes grupos de comunicação estão concentrando esforços no Cannes Lions, em detrimento de outros festivais. “Ficamos 2% abaixo do ano passado, que já tinha sido um ano com 20% a menos. Mas ainda há agências que estão carregando o material, porque tiveram problemas e demos um tempo maior para elas. Vale lembrar que o Fiap é o único festival que dá possibilidade de somar pontos no Gunn Report”, diz Marcet.

Uma novidade este ano é que a Argentina foi o país que mais inscreveu no Fiap, ultrapassando o Brasil, que ficou em segundo lugar após manter-se na liderança nos últimos anos – em 2013, a AlmapBBDO foi a Agência do Ano pela sétima vez. Mas, de acordo com Marcet, os dois países estão muito próximos em número de peças, o que indica que a briga entre brasileiros e argentinos será grande.

O destaque fica por conta da programação que, segundo Marcet, está maior e mais forte este ano. “O programa está mais forte com Rui Porto apresentando Havaianas, por exemplo, e um monte de CMOs de empresas que são gigantes e bons anunciantes nos Estados Unidos”, afirma Marcet. Outro palestrante de peso é o magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation, holding que controla títulos como The Times, The Sun e The Sun on Sunday, além dos canais Fox e Sky.

O tema central dos seminários nesta edição é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. E, nesse sentido, o Fiap também vai tocar em um assunto sensível para a indústria, que é a necessidade de redução de custos. “Um dos seminários mais interessantes tem a ver com o que está acontecendo com a nossa indústria, que é a necessidade das agências de baixar custos. O tema será apresentado pelo argentino Martin Noé, que mostrará uma ferramenta nova para ajudar os anunciantes e as agências a reduzirem custos. Esse é um tema que a indústria tem que prestar atenção”, reforça Marcet.

Anunciantes

Outro ponto que o diretor-geral do Fiap destaca é que a aliança firmada com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos, proporcionou que o festival ficasse mais próximo dos anunciantes e dos veículos. “Propaganda é uma indústria muito dinâmica, que está evoluindo rapidamente, e um festival de propaganda tem que estar à frente, acompanhando essa evolução, e a aliança que a gente fez com agências hispânicas foi interessante para o Fiap chegar a um público que antes não atingia, que são os grandes anunciantes e os meios”, ressalta.

Outra ideia de Marcet é aproveitar mais a praia e o ambiente descontraído de Miami para fazer atividades ao ar livre. “O objetivo é ter um programa mais dinâmico para o ano que vem, com atividades fora do hotel”, conta. Ele também diz que outro objetivo é realizar mais ações em outros países para divulgar a criatividade da região. Sobre a nova categoria Criatividade Independente em Redes Sociais, Marcet afirma que esperava que a adesão fosse maior, mas acredita que é uma disciplina que tem tudo para crescer nos próximos anos.

O Fiap será realizado entre os próximos dias 28 e 30, no Eden Roc Renaissance Hotel, em Miami Beach. Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sede itinerante pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a AHAA, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012, onde conseguiu reunir profissionais representando quase todos os países latinos e da Península Ibérica que concorrem com suas peças.

Com a nova categoria Criatividade Independente em Redes Sociais, o Fiap julgará este ano peças em 13 áreas no total: Televisão/Cine; Gráfica, Via Pública, Rádio, Promo e Marketing Direto, Técnicas de Produção Audiovisual, Interativo, Inovação em Meios, Design, Relações Públicas e Imprensa, Campanhas Integradas e Criatividade Efetiva.

Brasil

O Brasil terá 12 representantes nos júris de diversas áreas do Fiap. O país será representado por Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, que vai liderar o júri de Criatividade Efetiva; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Comunicação, que participará do júri de Relações Públicas e Imprensa; Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que presidirá o júri de Televisão/Cine e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Iberoamerica; enquanto Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Fabio Seidl, vice-presidente  de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, em Gráfica; Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios; Edu Tibiriçá, sócio e produtor-executivo da BossaNovaFilms, em Técnicas de Produção Audiovisual; Flavio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, em Gráfica; Alexandre Peralta, CEO da Peralta São Paulo, que participará do júri de Inovação em Meios; Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, que será jurado em Rádio e Promo; Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, que será jurado em Internet; e Eco Moliterno, head of digital da Africa, e que julgará a nova categoria Criatividade Independente em Redes Sociais.

Dois alunos da Anhembi Morumbi vão representar o país na Maratona de Jovens Criativos. Os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda selecionados para o festival são Thiago Ribeiro, estagiário da Peralta, e Marcelo Lima, assistente de arte da Gaia Creative.