A Luxottica – empresa italiana fabricante de óculos de marcas badaladas como Ray-Ban, Oakley, Prada e Chanel – apresentou na semana passada a première mundial do projeto “Films of City Frames”, de Giorgio Armani, no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Trata-se de seis curtas-metragens desenvolvidos em parceria com a Rai Cinema e dirigidos por estudantes de seis insituições internacionais, que criaram suas histórias em torno do universo da linha de óculos Frames of Life, de Giorgio Armani.
Os curtas trazem paisagens urbanas em Londres, Los Angeles, Roma, Nova York, Paris e Hong Kong, retratando momentos emocionantes, sempre utilizando os óculos como uma espécie de “filtro perceptual”. Os produtos representam diferentes pontos de vista e se transformam em um instrumento utilizado para enfatizar e expressar sentimentos e contar histórias de encontros e aventuras cosmopolitas.
As escolas participantes são Tisch School of the Arts (NYU), de Nova Iorque; School of Cinematic Arts (USC), de Los Angeles; a National Film and Television School (NFTS), de Londres; o Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma; a École Supérieure de Réalisation Audiovisuelle (Esra), de Paris; e a Academy of the Performing Arts de Hong Kong.
A cidade canadense de Toronto foi a escolhida para apresentar o projeto por seu vínculo com a cultura do cinema e por ser, reconhecidamente, um mercado que oferece oportunidades a artistas emergentes, berço de uma crescente comunidade cinéfila. A iniciativa vinculada a escolas e ao ensino do cinema se insere na estratégia da marca Giorgio Armani de apoiar projetos culturais.
“É emocionante poder conectar, por meio deste projeto, aspirantes a cineastas com o prestigioso Festival Internacional de Cinema de Toronto, que já serviu de plataforma de lançamento para numerosos filmes de relevância global. Apostar em novos e jovens talentos do cinema em um evento tão relevante internacionalmente faz todo o sentido para mim”, disse Giorgio Armani, durante a pré-estreia realizada no St. Lawrence Centre for the Arts, com exibição seguida de um debate moderado por Imran Amed, fundador e diretor da plataforma The Business of Fashion.
Os curtas estão disponíveis para visualização pelo site framesoflife.armani.com.