Em meio aos recentes protestos mundo afora contra o racismo e a violência policial contra os negros nos Estados Unidos, Arthur Sadoun, chairman e CEO do Publicis Groupe, endereçou aos seus colaboradores uma mensagem com os objetivos do grupo em promover um compromisso duradouro com a igualdade racial na corporação.

No vídeo intitulado We are all americans (somos todos americanos), neste domingo (7), o executivo lamentou a tristeza causada pela desigualdade racial. Destacou ainda que o grupo está aberto a dialogar sobre como e por que o racismo contra o povo negro passou por tanto tempo sem ser visto no mercado. Na sexta-feira (17), está marcado um debate virtual para ouvir, discutir e idealizar novas maneiras para promover a igualdade racial na companhia.

Ressaltando seu privilégio como líder branco vivendo em Paris, Sadoun pontuou que neste momento de grande trauma, todos são americanos de alguma maneira, ou seja, compartilham das mesmas dores. “Nós precisamos de um novo começo. Precisamos imaginar, desenhar e executar formas para que o Publicis lute contra o racismo e promova mais oportunidades para a comunidade negra dentro de nossa companhia”.

Pedindo a colaboração de funcionários negros e brancos para fazer o certo em um assunto que foi levado de maneira errada por tanto tempo, o CEO destacou quatro diretrizes a serem observadas pelo grupo daqui para frente: explorar as melhores maneiras para oferecer mais oportunidades para negros nas agências e anunciantes; como cultivar a cultura de crescimento e progresso na criação de líderes negros; como garantir que colegas brancos contribuam para o sucesso de colaboradores negros e como dar apoio a todas as minorias pelo mundo.

Citando o evento do próximo dia 17 de junho, Sadoun reforçou que as ideias discutidas ali serão refinadas, implementadas e medidas. “Este será um grande dia para o Publicis Groupe nos Estados Unidos e todos precisamos estar preparados”, ele disse. “Nós sabemos que ações falam mais alto do que palavras, mas ações não significam nada se elas não tiverem um verdadeiro impacto de longo prazo, e isso é muito difícil”.

O evento será antecedido por um dia de folga para os colaboradores da Publicis EUA, que poderão aproveitar o tempo para refletir, reiniciar e se curar” para os debates da sexta-feira (17). O grupo vai fornecer também materiais de pesquisa e apoio para a compreensão dos colaboradores sobre o que é ser negro nos Estados Unidos.

Reconhecendo o racismo social como uma crise ainda mais dura que a pandemia – porque tem a sociedade como principal responsável – o executivo finalizou o comunicado reforçando que o grupo não vai desperdiçar a oportunidade para o debate. E que todos juntos farão o melhor para a companhia hoje e nos próximos anos.