Após mais de 30 anos, marca encerra relação com a agência; Galeria já liderava as frentes digitais e deve assumir a comunicação integral até 2026

Nesta sexta-feira (2), a AlmapBBDO confirmou o fim da parceria com Havaianas após mais de 30 anos de colaboração. Desde 1994, a agência era responsável por toda a comunicação estratégica da marca de chinelos, enquanto, desde março de 2024, a Galeria conduzia as frentes digitais — como campanhas online, redes sociais, CRM e marketing de influência, e deve seguir com todas as contas até 2026.

O encerramento da parceria se deu por divergência de visões entre agência e anunciante. Segundo a AlmapBBDO, a decisão de não participar da concorrência para 2026 partiu da própria agência, que optou por preservar o legado construído ao longo da relação.

“Embora tenhamos muitos motivos para nos orgulhar da jornada construída juntos, nos últimos anos agência e cliente passaram a não mais compartilhar a mesma visão sobre a condução da comunicação”, afirma Filipe Bartholomeu, CEO da AlmapBBDO.

A agência também agradeceu à equipe envolvida ao longo das décadas e declarou apoio ao futuro da marca ao lado de novos parceiros.

As campanhas mais marcantes

A primeira campanha assinada pela AlmapBBDO para a Havaianas foi ‘As Legítimas’, lançada em 1994, que reposicionou a marca e apresentou seu novo momento ao lado de personalidades famosas. Em 2010, foi a vez de Luiza Brunet. A ação comparava a trajetória da modelo à da marca, já que ambas nasceram em 1962.

Durante a pandemia, a campanha ‘#DiasMaisColoridos’ reforçou o otimismo da marca ao celebrar a energia das cores das sandálias.

Em 2008, Lázaro Ramos estrelou uma campanha em que conversava com um comerciante carioca — os dois usando o mesmo modelo de Havaianas — reforçando a identificação popular da marca.

A primeira campanha global veio em 2018 com o conceito ‘Let’s Summer/Partiu Verão’. A proposta era transformar o verão brasileiro em uma experiência internacional, com o mote ‘Havaianas viram passos de dança’.

Mais recentemente, o conceito ‘Tira o pé, vai de Havaianas’ — traduzido para o público internacional como ‘Break the rush’ — buscou apresentar a marca como uma pausa no cotidiano. Em entrevista ao propmark na época, a VP global de marketing da marca afirmou: “Hoje, os nossos chinelos são um item de desejo que traduz tendências, principalmente na Europa”.

Em outubro de 2023, a campanha ‘Só Havaianas é Havaianas’, foi estrelada por Sabrina Sato. O filme resgatou o humor característico das campanhas da marca.

Parceria premiada

Ao longo da parceria, a Havaianas colecionou prêmios em festivais nacionais e internacionais. Em 2021, foi reconhecida com o Collaborative Pencil no D&AD Awards, que valoriza relações duradouras entre marcas e agências.

Em 2018, a campanha ‘Made of brazilian summer’ venceu o Wood Pencil na categoria Press Advertising no D&AD. A mesma campanha também conquistou:

  • Bronze em Print Technique no Clio Awards
  • Bronze em Package Design no LIA
  • Ouro em Design e Gráfica e Bronze em Gráfica Craft no El Ojo de Iberoamérica
  • Ouro em Design e Prata em Integrated Case e OOH no Clube de Criação de São Paulo (CCSP)

No Cannes Lions 2021, a campanha ‘Backstage’ recebeu Ouro em Outdoor. Em 2016, ‘Havaianas viram passos de dança’ levou prata e bronze na mesma categoria. Já em 2015, a campanha ‘Havaianas faz 1ª campanha de Alpargatas’ foi shortlist em Press.

(Crédito: Reprodução/YouTube: @havaianasbr)