O Cenp (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) divulgou na semana passada o ranking com as agências que mais investiram em mídia no país em 2024. Houve surpresas e confirmações em relação ao levantamento do ano anterior. A Mediabrands (que desde 2023 incorporou a operação da MullenLowe) continua liderando a lista.
A BETC Havas segue na segunda posição, reafirmando seu posicionamento de agência full service que opera sob uma única marca. As novidades no top 5 ficaram por conta das entradas da Galeria e Africa Creative, que subiram da sexta colocação para a terceira e da oitava para a quinta, respectivamente. A WMcCann manteve o quarto lugar.
O ranking causou repercussão no mercado. A BETC, por exemplo, divulgou nas suas redes sociais post comemorando o feito: “Em um mercado tão competitivo e em transformação como o nosso, estar entre as maiores agências do país reforça a eficiência e a excelência do nosso trabalho, aliadas a nosso forte DNA criativo”, diz o texto.
Em 2024, o mercado publicitário movimentou R$ 26,3 bilhões, um crescimento de 12,17% em relação a 2023. O volume foi calculado a partir de dados de 339 agências que integram o painel Cenp-Meios.
“Esses dados reforçam não apenas a relevância da atividade publicitária para a economia do país, mas também funcionam como uma ferramenta estratégica para todos os agentes do mercado”, afirmou Luiz Lara, presidente do Cenp.
Matéria nesta edição traz os detalhes do ranking Cenp-Meios, comparações com o ano anterior e depoimentos de líderes das agências melhores colocadas.
Vale lembrar que o relatório anual Data Stories - Inside Advertising, da Kantar Ibope Media, também constatou o avanço consistente do mercado publicitário brasileiro. Com métricas diferentes, já que analisa o volume bruto de compra de mídia, o levantamento apurou que o investimento de janeiro a dezembro de 2024 foi de R$ 88 bilhões, o que significa um aumento de 10%.
Outro demonstrativo da força do mercado publicitário brasileiro são os 60 anos da TV Globo. Na última semana, a emissora tomou conta das conversas nas redes sociais com a repercussão da sua programação especial e festa realizada em comemoração à data, no Rio de Janeiro, reunindo o elenco e vários dos principais agentes da publicidade.
A importância da Rede Globo para a união do povo brasileiro é inegável. Pode ser considerada a TV do Brasil e do povo brasileiro. O nosso país é maior e mais caloroso do que todos pensamos. Não somos mais o país do futuro, somos cada vez mais o país do presente e de todos aqueles que aqui não nasceram.
A história do Brasil mal começou, mas já é, desde há muito tempo, o país que todos os demais do nosso planeta gostariam de ser. A Globo traduziu essa verdade na matéria de abertura do ‘Jornal Nacional’ da noite de 28 de abril. Não há brasileiro que não tenha orgulho do seu torrão natal. A Globo mostra essa verdade todos os dias e noites.
Internet
A matéria de capa desta edição trata de um tema sensível: o perigo da internet para crianças e adolescentes. Mortes recentes, como a da garota brasileira de 8 anos Sarah Raíssa Pereira de Castro, reacenderam a necessidade de discussão sobre como tornar as redes mais seguras para os jovens. Ela morreu após participar de um desafio postado como se fosse uma brincadeira.
O tema envolve muitos agentes, a responsabilidade de big techs, pais, familiares e das próprias marcas em desenvolver uma comunicação que alerte sobre riscos e a importância de ter uma vida mais desconectada.
Frase
“O líder não é aquele que sabe o caminho, mas aquele que mostra o caminho” (John C. Maxwell).
Armando Ferrentini é publisher do propmark