Agência foi responsável pelas ativações de quatro patrocinadores do festival: Doritos, C&A, Ipiranga e Red Bull
O Rock in Rio 2022 marcou a volta dos grandes festivais no Brasil após dois anos de pandemia e a Sherpa42 esteve no evento, oferecendo experiências nos estandes de quatro marcas patrocinadoras do festival: Doritos, C&A, Ipiranga e Red Bull.
A agência está presente no evento desde 2015, mas para este ano trouxe para o time João Ribeiro, que lidera o HUB estratégico criado especialmente para os projetos de Rock in Rio Brasil, assumindo ainda o cargo de head de negócios da agência e Phelippe Caixeta, head de sponsorship da Box Entretenimento de Belo Horizonte, agência no qual a Sherpa42 é sócia e que possui no portfólio eventos como o Festival Breve, Carnaval do Mirante e diversos outros para assumir operações.
"Fomos os responsáveis pelas ativações/iniciativas de 4 grandes patrocinadores, atuando em todos os espaços da Cidade do Rock. Ativamos e proporcionamos experiências em 2 lojas, 3 espaços na área VIP, 2 Hospitality Center ao lado do Palco Mundo, 2 brinquedos extremamente desejáveis na Cidade do Rock, operações com ambulantes para 3 clientes e uma festa exclusiva no Backstage do Palco Sunset", explicou o CEO da agência, Edinho Potsch.
Apesar de ter apenas uma semana do final do festival e ainda não ter os resultados reais das ações, Potsch, informou outros indicadores apontam que o resultado "foi fantástico".
"Tivemos um grande retorno de earned media, resultados expressivos de vendas e de participação dos consumidores nas nossas ativações, os quais consideraram como uma das melhores, além dos melhores brindes. In loco, pudemos perceber uma motivação extra por parte de cada consumidor que passou pelas diversas iniciativas das marcas, o que chancelou boa parte das nossas escolhas", afirmou o CEO.
O Rock in Rio 2022 teve um impacto econômico de aproximadamente R$ 2bilhões e gerou mais de 28 mil empregos durante os sete dias de shows. Dentro da Cidade do Rock, a Sherpa42 contou com mais de 60 colaboradores diretos e quase 300 indiretos. Dentro desse hub, quatro times de profissionais foram formados para trabalharem exclusivamente em seus respectivos projetos.
"Nossa maior alegria, além de ver nosso trabalho executado, era quando entrávamos no portão de fornecedores e víamos tantas pessoas felizes por estarem ali trabalhando. Esse movimento de pessoas e empregados, após um período tão difícil para as agências e fornecedores, ficarão eternamente na memória", completou Potsch.
Ativações na Cidade do Rock
Ao lado de quatro patrocinadores da marca, a agência montou ativações que fornecessem ao público experiências que ficassem na memória.
"O mais importante para as marcas, neste momento, era que elas tivessem uma história verdadeira por trás para que pudessem se conectar com o consumidor. Fomos desafiados, desde a concepção dos projetos, em trazer algo novo, real e que pudesse ser tangibilizado in loco, ou seja, cada cliente/marca com sua especificidade, mas o que pautou nossas escolhas na qual conseguimos tangilizar as histórias contadas foi essa interação, engajamento e experiência vivenciada", explicou o CEO.
Com a Red Bull, eles entregaram uma operação 360º dentro do festival, com entregas de produtos e visibilidade de marca nos pontos de venda de alimentos e bebidas. A marca também estava presente nos backstages de cada palco do festival, além da área VIP.
Já com Doritos, as ativações foram baseadas na concepção, desenvolvimento, planejamento e execução de toda a estrutura e programação da marca para o festival. No estante da marca, o público pôde acompanhar os shows de artistas como Mc G15 e Mc Davi, com participação especial do DJ Ronald e Mc Mari, que foram realizados por meio de projeções holográficas.
No caso de C&A, que marcou presença pela primeira vez no festival, a agência ficou responsável pela estrutura das duas lojas da varejista que estavam na Cidade do Rock. Outra ativação foi a photo opportunity, onde os convidados da área VIP puderam realizar um vídeo 360º e receber em tempo real para postarem em suas redes sociais e o co-patrocínio do Palco Sunset.
Para Ipiranga, que é parceira do festival desde 2011, foi montado um estande de 150 m², chamado “Espaço Ipiranga”, que contemplava uma área VIP, duas montanhas-russas, meeting point com transfer para clientes do programa de fidelidade Km de Vantagens e ônibus personalizados. O estande também contou com um pit studio com ativação de captação de conteúdos que entregou vídeos em real time para todos.