A Apple lidera o ranking, com o valor de marca de US$ 947,1 bilhões, seguido pelo Google, com US$ 819,6 bilhões
O estudo global BrandZ 2022, feito pela Kantar, apontou quais são as 100 marcas mais valiosas do mundo. De acordo com a pesquisa, a Apple lidera o ranking, com o valor de marca de US$ 947,1 bilhões, seguido pelo Google, com US$ 819,6 bilhões.
As categorias de Mídia e Entretenimento, Soluções de Negócios, Provedores de Tecnologia e Varejo respondem por mais de metade do valor total da classificação da pesquisa.
De acordo com o levantamento, o valor combinado das 100 marcas globais mais valiosas aumentou em 23%, ou US$ 8,7 trilhões no último ano, destacando a importância da força das marcas ao navegar em uma economia global desestabilizada.
O Mercado Livre é a única marca latino-americana no Top 100 das marcas mais valiosas, ocupando a posição 71º com um valor de UsS$ 29,916 milhões e é a primeira da Argentina a chegar ao ranking Kantar BrandZ desde sua criação, em 2006.
“Os resultados deste ano nos mostram o valor do investimento contínuo nas estruturas de marca e marketing, assim maximizando os retornos comerciais independentemente das condições do mercado”, afirmou Martin Guerrieria, Chefe do Kantar BrandZ.
Veja a lista do Top 10 BrandZ de 2022:
- Apple — US$947,1 bilhões
- Google — US$ 819,573 bilhões
- Amazon — US$ $ 705,646 bilhões
- Microsoft — US$ 611,460 bilhões
- Tencent — US$ 214,023 bilhões
- McDonald's — US$ 196,526 bilhões
- Visa — US$ 191,032 bilhões
- Facebook — US$ 186,421 bilhões
- Alibaba — US$ 169,966 bilhões
- Louis Vuitton — US$ 124,273 bilhões
O crescimento das marcas
Ainda de acordo com o levantamento da Kantar, 37 marcas melhoraram as suas posições na pesquisa deste ano e mais de três quartos do valor de marcas advém de companhias americanas.
As marcas de Tecnologia e Luxo foram as que mais cresceram na pesquisa, sendo 46% de Tecnologia ao Consumidor e 45% de Artigos de Luxo.
As marcas de Serviços Bancários e Automóveis também demonstraram um crescimento expressivo, sendo 34% nos Automóveis e 30% nos Bancos, enquanto os setores de Vestuário e Cuidados Pessoais cresceram 20% e 17%, respectivamente.
O relatório completo pode ser conferido no site da Kantar.