CEO da Toptrends, que tem no país os direitos autorais da CowParade – considerada a maior exposição de arte de rua no mundo -, a francesa radicada no Brasil Catherine Duvignau afirma que a empresa está tendo uma crescente demanda por projetos com abordagem ESG e com o propósito de fomentar a cultura como ferramenta de transformação social. “Na maioria dos nossos projetos, o protagonismo é do tripé democratização da arte, informação e responsabilidade social”. Entre esses projetos, está a mostra 17 ODS para um Mundo Melhor, que tem como propósito engajar as pessoas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Lembrando que o setor de eventos foi um dos mais atingidos pelo isolamento social, Catherine acredita que a arte foi um “presente” na vida da grande maioria das pessoas, no mundo todo, durante a pandemia da Covid-19. “Sem ela, com certeza, o isolamento social teria sido impossível”. Na entrevista a seguir, a executiva fala sobre os projetos da empresa para os próximos meses, como a volta das esculturas das simpáticas vaquinhas para o Brasil, em cidade a definir, naquela que será a 14ª edição, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2022.
Posicionamento
A Toptrends é uma empresa especializada em marketing cultural – da consultoria à concepção e realização de projetos, unindo marcas, empresas, cultura e responsabilidade social. Atualmente, a agência é considerada uma referência em ações de intervenção urbana e estamos tendo uma crescente demanda por projetos com abordagem ESG.
Inclusão social
Arte e cultura sempre estiveram presentes na minha vida, pessoal e profissional. A Toptrends, desde sua fundação, no fim de 2004, desenvolve projetos para conectar marcas com seus públicos, através da arte, uma poderosa ferramenta de inclusão social. Em 2005, adquirimos os direitos autorais para realizar a CowParade, maior evento de arte de rua do mundo, no Brasil. Como todo projeto inédito, foi um desafio enorme montar a primeira edição em São Paulo. Mas, graças ao sucesso das esculturas de vaca pela cidade, já estamos prestes a lançar a 14ª edição, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2022. Atualmente, temos outros projetos proprietários em itinerância pelas cidades – a exposição Happy Art Parade e 17 ODS para um Mundo Melhor – entre outros projetos em andamento.
Ideias
Boa parte dos nossos projetos, assim como das exposições, é resultado de muitas trocas de ideias com os clientes e suas agências. A partir de um briefing, buscamos as melhores soluções para a marca estreitar o relacionamento com seu público. Entre nossos cases de projetos customizados estão o Reciclalata, desenvolvido para Novelis, em homenagem aos 25 anos da lata de alumínio no mercado brasileiro, destacando o pilar de sustentabilidade da empresa; o Call Parade, criado para Vivo, por ocasião da transição da marca Telefônica para Vivo; e Mônica Parade, em homenagem aos 50 anos da personagem brasileira mais querida do mundo, criada pelo genial Mauricio de Sousa.
ESG
Além de conteúdo relevante, as marcas passaram a valorizar as temáticas ESG nas exposições e ampliando seu entendimento sobre a cultura como agente de transformação social. Na maioria dos nossos projetos, o protagonismo é do tripé democratização da arte, informação e responsabilidade social. A meu ver, o maior reconhecimento de que estamos no caminho certo é contar com a parceria de marcas como Colgate-Palmolive, Vivo, Novelis e Liberty Seguros, entre outras.
Retomada
No segundo semestre, com a retomada dos eventos presenciais e seguindo todos os protocolos de segurança, retomamos a itinerância da exposição 17 ODS para um Mundo Melhor, que tem como propósito engajar as pessoas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – metas globais que integram a Agenda 2030 – pacto firmado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Inicialmente patrocinada pela Novelis, a exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Agora, nessa segunda fase, com o patrocínio da Colgate-Palmolive, ficará em cartaz em Salvador até meados de outubro e, depois, segue para Recife. Também voltamos com a Happy Art Parade, circuito de arte que usa os icônicos emojis como suporte. Essa semana, inauguramos a mostra em um shopping, em Vitória, depois de ter feito sucesso em São Paulo, Cuiabá, Brasília, São Luís e Belo Horizonte.
Isolamento social
Nosso segmento foi um dos mais afetados pelo isolamento social. Aqui na Toptrends, por exemplo, interrompemos todos os projetos que estavam na rua ou prestes a ser lançados. No segundo semestre do ano passado, nos concentramos nas consultorias e no desenvolvimento de novas ações com foco em 2022. O único evento realizado nesse período foi um leilão virtual de parte do acervo da CowParade em prol do Hospital Cruz Verde e do Instituto Feira Preta, duas instituições com forte atuação junto às pessoas em situação de vulnerabilidade. É muito difícil gerir tantos desafios simultâneos, mas, em meio às dificuldades, reforçamos nosso propósito de fomentar a cultura como ferramenta de transformação social. A arte foi um “presente” na vida da grande maioria das pessoas, no mundo todo, durante a pandemia. Sem ela, com certeza, o isolamento social teria sido impossível.
CowParade
A CowParade é uma exposição incrível, que encanta a todos, independentemente da idade ou da classe social. Reúne artistas supertalentosos, com o bom humor transmitido pelas vaquinhas e é acessível a toda população, gratuitamente. Ao final, ainda reverte recursos para institutos e ONGs. É uma configuração muito bem-sucedida. Este mês, a CowParade retornou às ruas de Nova York, depois de 20 anos. Aqui no Brasil já realizamos 13 edições e, no primeiro semestre de 2022, vamos colocar mais uma na rua. Até agora, já destinamos mais de R$ 7 milhões para diversas ONGs.
Democratização
As nossas exposições são pensadas para democratizar a arte e, por meio dessa ferramenta poderosa, incentivar a reflexão sobre os mais variados temas. São oportunidades únicas para as marcas se conectarem com as pessoas, por meio de um conteúdo relevante e de um jeito lúdico.
Novidades
Até o início do ano que vem, vamos lançar a segunda edição da exposição Big Heart Parade, dessa vez com o patrocínio da Liberty Seguros. Desde 2013, passamos a deter os direitos autorais de realizar esse evento por aqui. Também estamos finalizando a próxima edição da CowParade, prevista para o primeiro semestre de 2022, e a Snoopy Parade – projeto que vai captar recursos para a SOS Mata Atlântica, que este ano completa 35 anos de muito empenho na defesa da nossa mata atlântica e acaba de fechar uma parceria com a Peanuts Worldwide, através da nossa parceira Lotus Brasil, responsável pelo licenciamento da marca no Brasil.
Expectativas
Mesmo com todos os desafios que temos pela frente – crise econômica, alta de juros e de inflação, crise hídrica e incertezas políticas para nomear alguns –, estamos otimistas quanto às oportunidades que estão sendo geradas pelo crescente comprometimento das empresas com as temáticas ESG (ambiente, social e governança, em português). A pandemia evidenciou o papel fundamental das empresas na construção de um mundo sustentável e mais inclusivo.