O Dia Internacional das Mulheres gerou ótimas campanhas e algumas decepções para quem gosta de publicidade. Com um número expressivo de iniciativas das marcas, o último dia 8 de março de 2021 foi utilizado por diversas empresas.
Posts de oportunidade, campanhas massivas, divulgações internas, entre tantas outras ações foram divulgadas na data.
Passado quase uma semana, é possível analisar quais foram melhores recebidas pelo público. PROPMARK separou abaixo alguns exemplos, começando com os piores.
Burger King
Lugar de mulher é na cozinha? Para o Burger King do Reino Unido a resposta foi sim. É claro, se for da vontade da mulher. A rede de fast-food se envolveu numa polêmica neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Em uma iniciativa para falar sobre a falta de chefs mulheres, a marca tuitou que “mulheres pertencem à cozinha”. A ação da David Miami, porém, não se restringia a apenas um tweet, mas a uma thread sobre o tema. “Se elas quiserem, é claro. No entanto, apenas 20% dos chefs são mulheres. Nossa missão é mudar a proporção de gênero na indústria de restaurantes, capacitando as funcionárias com a oportunidade de seguir uma carreira”, disse a rede.
O problema é que o próprio design do Twitter prioriza o primeiro tweet, que é o único post que muitos seguidores viram na timeline. O resultado: a rede excluiu o post e pediu desculpas. “Faremos melhor da próxima vez”, disse.
O deslize fez com que a agência de publicidade Hunt, Gather lançasse uma linha de produtos, com todos os lucros revertidos para uma ONG, que inspire verdadeiramente as mulheres.
Beyoung
A atriz Duda Reis foi criticada por participar de uma campanha publicitária da marca Beyoung que, para muitos, minimizou a luta das mulheres. O vídeo do ad possui uma edição, no mínimo, infeliz.
Em um pronunciamento a atriz argumentou que a edição do vídeo feito pela marca causou a confusão.
A empresa, por sua vez, assumiu o erro e pediu desculpas.
Começando a lista dos destaques, aparece o Google com sua campanha “First of Many”. O filme destaca o pioneirismo de algumas das mulheres mais importantes da história.
A empresa também anunciou um fundo dedicado a promover a prosperidade econômica de mulheres e meninas em todo o mundo no valor de US$ 25 milhões.
Puma
A Puma Brasil também apostou na emoção e anunciou o lançamento da nova campanha #SheMovesUs, uma plataforma de comunicação onde a marca alemã deseja elevar as mulheres que se movem juntas para alcançar realizações por meio do esporte, da cultura e de seus próprios valores.
Billie
A marca de aparelhos de barbear criada para mulheres desafia a visão da sociedade sobre as mulheres e todos os seus preconceitos inconscientes. O filme, dirigido por Quinn Whitney Wilson, é estrelado pela atriz e modelo Indya Moore (“Pose”), que confronta o espectador com uma pergunta simples: “O que você pensa quando pensa na mulher perfeita?”.
Nike
A marca resolveu exaltar as mulheres negras do esporte e reiterar que seus êxitos não são frutos de algum tipo de arte, mas sim da mais pura realidade.
Netflix
A plataforma de streaming também enalteceu o passado desbravador de muitas mulheres e exibiu trechos históricos do entretenimento envolvendo mulheres.
#ElasTambémJogam
Criada pela agência Havas Lisboa e com o redator brasileiro Bernardo Tavares na ficha, esta iniciativa feita para o grupo Raparigas da Bola transformou todas as notícias publicadas nestes jornais num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres, fator que evidenciou a diferença de tratamento entre os gêneros.
Lego
A marca permitiu que o público recriasse um anúncio icônico de 1981. Simples e objetivo.
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