“HRC Equidade BR - Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem” foi apresentada durante a 9ª edição da Feira DiverS/A
O Instituto Mais Diversidade, em parceria com a Human Rights Campaign (HRC) e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, apresentaram a segunda edição da pesquisa “HRC Equidade BR - Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem” durante a Feira DiverS/A, que começou nesta quarta-feira (31) e termina no dia 3 de junho.
No total, mais de 100 organizações iniciaram o preenchimento da pesquisa e 91 empresas concluíram o questionário. Dessas, 34 obtiveram entre 0 e 90 pontos e 57 empresas atingiram a pontuação máxima de 100 pontos, entre elas Banco C6, Bayer, Gerdau Aços Longos, Itaú Unibanco, J.P. Morgan, L'Oréal Brasil, Mattel, Mondelez Brazil, Nielsenq, Oracle do Brasil, Raia Drogasil S/A, Sky, TIM e Uber.
“Tivemos 52% de acréscimo no número de empresas certificadas em relação ao ano anterior e isso demonstra a importância da pesquisa em influenciar que cada vez mais organizações se dediquem a aprender e implementar as melhores práticas de inclusão LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho”, afirmou João Torres, presidente-executivo do Instituto Mais Diversidade.
Neste ano, a metodologia do levantamento avaliou as práticas em quatro pilares, sendo eles "Políticas e Benefícios Inclusivos"; "Apoio a uma Cultura Inclusiva e Melhores Práticas Baseadas em Dados"; "Esforços de Treinamento Interno" e "Prestação de Contas e Compromissos Públicos".
“Os resultados do segundo ano da pesquisa evidenciam de forma contundente o impacto da HRC Equidade BR nos ambientes de trabalho brasileiros. É incrível que 91 empresas respondentes, que representam juntas mais de 830 mil funcionários, tenham dedicado tempo e energia para avaliar suas práticas de Diversidade e Inclusão de pessoas LGBTQIA+ e também que as 57 classificadas poderão amplificar essa discussão para outras empresas e a sociedade em geral por meio do compartilhamento de suas práticas”, acrescentou Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Veja quais são as empresas que estão na lista:
Feira DiverS/A 2023
Em sua nona edição, a Feira DiverS/A é um evento correalizado pela consultoria Mais Diversidade e pelo Instituto Mais Diversidade que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de carreira e promoção de empregabilidade de pessoas LGBTQIAP+.
Neste ano, a Feira promovida pelo Instituto Mais Diversidade manteve o formato híbrido estabelecido em 2022 e está contando com 30 marcas parceiras, dentre elas a Mondelēz Brasil — como patrocinadora master —, Bradesco, Itaú, C6 Bank, Estrella Galicia, Globo, GPA, Infojobs, JP Morgan e Tim.
"Nosso papel é fazer parte do diálogo e ações sobre diversidade, equidade e inclusão. Será muito importante ter contato com todas as pessoas participantes, contar um pouco sobre nós, compartilhar sobre o que estamos fazendo por aqui e, principalmente, ouvir a todes. O objetivo é poder impactar positivamente a quem for participar deste encontro tão significativo", ressaltou Daniela Sagaz, Líder de Diversidade, Equidade e Inclusão na Mondelēz Brasil.
De acordo com João Torres, o processo de captação de marcas começou com o contato entre a organização do evento e as empresas que já foram parceiras nas outras edições. Além disso, as instituições divulgaram a oportunidade de patrocínio nas redes sociais, o que fez com que marcas entrassem em contato com eles.
"A Feira tem como objetivo ser uma plataforma permanente de conexão entre empresas que queiram tornar seus times mais diversos e estudantes e profissionais LGBTQIA+ no geral, que estejam iniciando no mercado de trabalho ou que estejam em transição de carreira. O principal papel das empresas no evento, além de se posicionarem como marcas empregadoras e aliadas da causa LGBTQIA+, é o de ofertar vagas para o público, participar de atividades de desenvolvimento profissional e estabelecer networking e conexão com a população", afirmou o executivo.