Alguns recursos comumente utilizados pela publicidade nas décadas passadas podem, à primeira vista, parecer datados; no entanto, após análise mais cautelosa, é possível perceber que eles se mantêm mais atuais do que nunca. Esse é o caso, por exemplo, das mascotes.
Elas abriram os caminhos para a evolução dos garotos-propagandas e para a utilização de celebridades e influenciadores digitais como embaixadores de marcas. Esses ícones costumam personalizar os atributos que os anunciantes desejam reforçar e criam conexão afetiva com os consumidores.
Reconhecendo a relevância da estratégia para a comunicação das marcas, o PROPMARK dá início à série ‘Mascotes’, que entrevista diretamente algumas das principais personagens do país. A semana de estreia trará conversas com o Urso da Coca-Cola, com as Giraffinhas da rede de alimentação Giraffas, com Tony, da Kellogg’s, com Toddynho e com Lek Trek, da Sadia. Esta última você confere abaixo:

INÍCIO
Eu tenho 48 anos, nasci em 1971. Fui criado e batizado pelo publicitário Francesc Petit, da agência DPZ. Até meus 13 anos, em 1984, eu era chamado de Frango Veloz. No ano seguinte, ganhei o nome de Lequetreque, após um concurso cultural promovido pela Sadia. Em 2000, passei a ser chamado de Lek Trek.
Minha primeira aparição foi logo quando fui criado, em 1971, no lançamento da linha de frangos rápidos da Sadia: comunicava sobre como sou um frango veloz que chegava rapidamente aos lares. Na ocasião, estrelei a campanha socorrendo uma dona de casa com os preparativos do jantar.
CRESCIMENTO PROFISSIONAL

Atualmente eu faço parte das promoções, dos filmes, também já fui brinde, chat bot, participei de projetos na área de food service, ações no ponto de venda e estou sempre presente nos eventos. Ao longo dos anos eu fui evoluindo junto com a marca, ficando mais moderno e atualizado – inclusive em 2007 ganhei a versão em 3D. Como porta-voz oficial da marca, eu levo tudo o que é novidade ao consumidor, inspirando as pessoas a realizarem refeições repletas de sabor e união.
RECONHECIMENTO
Inicialmente não imaginava que essa parceria seria tão duradoura, mas acabei aparecendo em diversas campanhas ao longo desse tempo, sempre levando carisma e diversão para as campanhas da Sadia.
Sou espontâneo, moderno, tenho atitude e sou antenado a tudo que acontece. Como embaixador da Sadia, levo informações, receitas e dicas sobre cada produto. Nesse tempo, criei um vínculo com o público, que adotou um carinho enorme por mim.
Sou também um dos pioneiros entre as mascotes e ganhei a admiração e o carinho do consumidor: as pessoas quando me encontram gostam de tirar “selfies” e falar de mim nas redes sociais. Elas associam minha imagem à da marca e me consideram inspirador por estimular o novo e por estar sempre disposto a ajudá-lo e explicar sobre os produtos. Também conquistei uma proximidade com os consumidores pelo meu bom humor, já que levo a comunicação da Sadia de maneira leve e bem-humorada.
LEGADO
Meu maior legado é ter conquistado o público de uma forma leve, representando emoções positivas. Além disso, me sinto realizado em fazer parte da história da marca e contribuir para que as pessoas se sintam conectadas de uma forma única com a comida. Mesmo após quase meio século, ainda pretendo fazer diversas outras campanhas e ações com Sadia.
LEK TREK POR LEK TREK
Divertido, espontâneo, antenado e pronto para ajudar o consumidor com rapidez e praticidade.