A Samsung Electronics completou neste mês de novembro 52 anos de atuação e, no Brasil, está presente há 34 anos. Para marcar a data, a empresa investiu na Samsung Week 2021, semana inteira de ofertas, que valeu para todo o portfólio da companhia. Agora, espera a Black Friday no fim deste mês para lembrar novamente dos seus mais de 50 anos. Nesta entrevista, Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung América Latina, fala da busca diária por inovação para enfrentar um segmento tão concorrido. O posicionamento global Do What You Can’t, segundo Laffitte, traduz o propósito de ajudar as pessoas a realizarem o que parece impossível, “mostrando a capacidade do ser humano de superar barreiras”. Ele revela ainda como a marca enfrentou e deve enfrentar os desafios que ainda deverão vir, por conta da pandemia. “Esta nova realidade terá reflexos nas duas pontas: no comportamento do consumidor e nas diretrizes da indústria”. Veja a seguir os principais trechos desta entrevista.
Entre altos e baixos da economia brasileira, como está a Samsung no país?
A Samsung conta com uma operação robusta construída ao longo dos mais de 30 anos de história da companhia no Brasil, com duas fábricas, em Manaus (AM) e Campinas (SP), e centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), também nas duas cidades. Em um período desafiador como o de 2020 e 2021, essa estrutura contribuiu ainda mais para a Samsung manter a vanguarda em inovação, ao seguir disponibilizando aos consumidores brasileiros o melhor portfólio de produtos em diferentes categorias, como smartphones, tablets e notebooks, por exemplo.
Quais linhas você destacaria?
Podemos destacar a linha de smartphones, como o Galaxy S21 5G, Galaxy S21 + 5G e Galaxy S21 Ultra 5G, além da nova geração dos smartphones dobráveis, Galaxy Z Fold3 5G e Galaxy Z Flip3 5G, que estão remodelando a categoria de dispositivos móveis e abrindo possibilidades infinitas para mais flexibilidade, funcionalidade e diversão. Nos notebooks, temos o Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360, que reúnem desempenho de um computador com o DNA móvel de um smartphone Samsung Galaxy.
E na área de Consumer Electronics?
Na área de Consumer Electronics, alguns destaques principais, a começar pelas linhas de televisores Neo QLED, que trouxeram pela primeira vez a avançada tecnologia de pontos quânticos e o painel de Mini LED para entregar 100% do volume de cor e brilho, além de uma verdadeira revolução no contraste. Outro destaque é o televisor The Frame, da linha Lifestyle, que transforma o aparelho em uma obra de arte, que pode ser personalizada com molduras customizáveis, além de uma galeria de obras de arte que podem ser selecionadas para ilustrar a tela, mesmo desligada. Por fim, o Smart Monitor, aparelho híbrido entre TV e monitor, contempla quem precisa trabalhar, estudar ou se divertir na mesma tela.
No segmento de eletrodomésticos a Samsung destacaria quais linhas?
Entre os eletrodomésticos e produtos para o lar, as geladeiras FamilyHub e os modelos de ar-condicionado WindFree – pensados tanto para facilitar o dia a dia quanto para ajudar o consumidor na questão do consumo de energia – foram os destaques da Samsung.
A divisão de eletrônicos é muito competitiva. Nestes 52 anos de atuação, quais são os principais pilares que mantêm a marca como uma das preferidas do consumidor?
Nossa busca por inovação é diária. Não à toa, somos reconhecidos mundialmente por promover revoluções tecnológicas com extremo impacto na vida das pessoas. O posicionamento global da Samsung Do What You Can’t traduz nosso propósito de ajudar as pessoas a realizarem o que parece impossível, mostrando a capacidade do ser humano de superar barreiras. Assim como a educação é uma ferramenta de empoderamento em nossa visão global de Cidadania Corporativa Together for Tomorrow! Enabling People, capacitando futuras gerações para que atinjam seu potencial máximo, gerando mudanças sociais positivas.
Como a Samsung acredita que chegou a esse nível de reconhecimento?
O reconhecimento dos consumidores é fruto de muito trabalho, dedicação, inovação e investimentos em P&D. Tudo isso nos permite entregar produtos de tecnologia de ponta com qualidade superior e alta confiabilidade. Com esse objetivo, seguimos na liderança no mercado global de TVs há mais de 15 anos, produto que é sinônimo de Samsung.
No Brasil, quantas lojas tem a rede?
Vale destacar também a nossa presença no Brasil. Contamos com uma rede com mais de 340 lojas e quiosques da marca, distribuídas em mais da metade dos shoppings brasileiros e cobrindo todo o território nacional. A Samsung também está presente com nossos Centros de Serviços, em mais de 250 cidades, que vai muito além do tradicional modelo de assistência técnica.
Durante uma pandemia a área de eletrônicos sofreu muito com a queda nas vendas?
O momento segue desafiador e tem proporcionado uma série de aprendizados e oportunidades. Como reflexo no mercado, percebemos consumidores ainda mais exigentes, buscando dispositivos que estejam diretamente conectados às suas necessidades diárias, pessoal e profissionalmente.
Qual a sua avaliação hoje do mercado?
Ao analisarmos o cenário, reforçamos a necessidade de criar, cada vez mais, um “ecossistema tecnológico”, envolvendo diferentes produtos e serviços do nosso amplo portfólio. Mesmo no período de pandemia, a preferência dos consumidores pela marca Samsung em todas as nossas áreas de atuação segue acontecendo. Nesse período, continuamos cada vez mais próximos a eles, atentos aos feedbacks e necessidades, para apoiá-los de diferentes maneiras.
Quais os principais aprendizados que este período trouxe para a marca?
Em meio a tantas dúvidas sobre as transformações que este momento desencadeará, nós, aqui na Samsung, temos partilhado de uma única certeza: as pessoas sairão mais tecnológicas deste período, e as empresas, ainda mais humanizadas.
Quais serão os reflexos desta nova realidade?
Esta nova realidade terá reflexos nas duas pontas: no comportamento do consumidor — que passará a buscar, cada vez mais, produtos diretamente conectados às suas diferentes necessidades diárias, como a integração entre produtividade, lazer e criatividade — e nas diretrizes da indústria, cujo principal objetivo será identificar, de maneira ainda mais assertiva, como determinado conjunto de recursos pode ser útil na rotina dos consumidores.
Além da Semana Samsung, a empresa pretende ter outro tipo de comemoração pelo aniversário de 52 anos?
Com a Samsung Week, compartilhamos com nossos clientes as comemorações dos 52 anos da Samsung Electronics no mundo, com uma semana repleta de ofertas. Esta data especial também serve de preparação para a Black Friday, que será realizada no fim deste mês de novembro.
Quais as estratégias da Samsung para o próximo ano?
Trabalhamos todos os dias para seguirmos na vanguarda da inovação em 2022 e trazer muitas novidades aos nossos clientes, com smartphones, notebooks, tablets, TVs, aparelhos de ar-condicionado, lavadoras e centenas de outros produtos, nas mais variadas categorias. O conceito de Connected Living (ou casa conectada) também segue presente nas estratégias, inclusive por meio do aplicativo SmartThings, que permite o controle e a conexão entre os produtos da marca.