Diante do movimento Brandalism, que invadiu placas de outdoor em Londres e em outras quatro cidades britânicas desde a última segunda-feira (16), a OMC (Outdoor Media Centre), associação que reúne as empresas de mídia exterior do Reino Unido, se posicionou na tarde desta quarta-feira (18) contra a manifestação artística. Ela é caracterizada como um movimento de guerrilha contra a publicidade e contra interesses comerciais da Olimpíada de Londres. Os organizadores do movimento posicionam o Brandalism como a primeira ação internacional de subertising, a “publicidade subversiva”. Anunciantes como McDonald’s e Nike, além comitê organizador de Londres 2012, foram criticados na guerrilha.
No comunicado, a OMC informa que “A indústria de mídia exterior lamenta esse movimento irresponsável com o uso indevido de locais de pôsteres para mensagens ilegais de propaganda de agitação do ‘Brandalism’. Consideramos a atividade criminal e estamos tomando providências legais”. A associação também informa que está trabalhando para que o movimento tenha a mínima repercussão possível. “Protegemos os interesses dos anunciantes da intervenção do graffiti e de cartazes afixados indevidamente. Já levamos vândalos às Cortes de Justiça”, lê-se no comunicado.
O comunicado também destaca que a população britânica tem uma reação positiva com a publicidade de mídia exterior e o número de queixas vem caindo 40% ano a ano, de acordo com a ASA (Advertising Standard Authority). O ceo da OMC, Mike Baker, disse ao propmark que campanhas de ativistas contra a publicidade são novidade no mercado de comunicação e que nem Reino Unido, nem a mídia exterior especificamente são os primeiros a serem atingidos por esse tipo de ação.