O verbo atender deriva do latim “attendere”, com o sentido de seguir determinada direção, ficar atento. Aqui está um dos principais pilares do atendimento em uma agência de publicidade, a atenção. Ouvir e ter a capacidade técnica e emocional de entender a necessidade do cliente e buscar uma solução efetiva.
O verbo atender deriva do latim “attendere”, com o sentido de seguir determinada direção, ficar atento. Aqui está um dos principais pilares do atendimento em uma agência de publicidade, a atenção. Ouvir e ter a capacidade técnica e emocional de entender a necessidade do cliente e buscar uma solução efetiva.
De acordo com o levantamento da Kantar IBOPE Media, os investimentos publicitários no mercado brasileiro movimentaram mais de R$ 11,2 bilhões só no primeiro trimestre de 2021. O atendimento tem um papel primordial nisso.
Tudo começa e termina nesse profissional, por isso ele tem um papel altamente estratégico, que vai muito além das funções conhecidas pelo senso comum. O atendimento tem o poder de fazer os olhos do cliente brilharem, e isso tem impacto direto no crescimento dos negócios.
O atendimento precisa ter perspicácia, saber ler o momento e entender a situação por completo. Um atendimento eficaz é capaz de antecipar os problemas e enxergar as oportunidades antes mesmo do briefing. Também é importante saber os processos técnicos para ter uma visão completa da criação e execução da campanha.
Um bom atendimento é um vendedor de ideias, seja no cliente ou na agência. Ele sente as dores do dono do negócio e por isso consegue transmitir a demanda para o time de forma estratégica, e não apenas despejando um pedido. E isso faz toda a diferença no resultado do projeto.
O “Incomodismo” que tanto falamos aqui na Publicis, que é o espírito de se apaixonar pelos problemas e ir até o fim para resolvê-los, precisa ser intrínseco ao atendimento. O incômodo tem um enorme poder transformador. Transformar a publicidade em estratégia que realmente dá certo é o que nos move. E tudo começa no atendimento.
Gabriela Borges é vice-presidente de Atendimento na Publicis