A Audi traz ao Brasil, pela primeira vez, o carro conceito A1 Project Quattro, que conta com motor elétrico que chega a 100 km/h sem a emissão de gases poluentes. O veículo será exposto no estande da marca na feira de sustentabilidade Ecogerma 2009, que acontece entre os próximos dias 12 e 15, em São Paulo.

O protótipo da Audi, que pode ser recarregado na tomada, é o carro mais leve de sua categoria, o que o torna ainda mais econômico. Com motor híbrido, pode utilizar também gasolina e, quando configuradas as opções de acionamento automático de partida, reaproveitamento de energia e operações elétricas, as emissões e o consumo de combustível são reduzidos em até 15%. O carro conceito utiliza apenas 4,9 litros de combustível em um percurso de 100 km. “A Audi sempre se preocupou com as condições de vida no planeta. Por conta disso, investe pesadamente em tecnologias que garantam a sustentabilidade das novas gerações. Fazemos no presente o carro do futuro”, afirmou Jan Ebersold, diretor-executivo e financeiro da Audi Brasil.

A empresa também fará a exposição da carroceria do Audi TT fabricada em alumínio e aço – que pesa muito menos do que um carro tradicional – e por conta disso torna-se também mais econômico.

O Ecogerma 2009, que une congresso e feira de negócios de produtos e tecnologias sustentáveis, será realizado pela primeira vez. A organização é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em parceria com a Embaixada da Alemanha no Brasil e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo.

Além da Audi, cerca de 150 expositores devem participar do evento para divulgar suas ações “verdes”. Algumas delas são Allianz Seguros, Basf, Bosch, Henkel, Siemens, Volkswagen e ThyssenKrupp. O ministro de Ciência e Tecnologia do Brasil, Sergio Rezende, e a ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, farão a abertura da feira dia 12.