O total de usuários ativos da internet residencial em janeiro de 2009 foi de 24,5 milhões, segundo o Ibope/NetRatings. Esse número representa estabilidade em relação ao mês anterior e crescimento de 16% na comparação com janeiro de 2008. A quantidade de pessoas que moram em residências em que há computador com internet, número atualizado trimestralmente, continuou em 38,2 milhões.
Considerando todos os ambientes (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros), o número de pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso foi de 43,1 milhões, no terceiro trimestre de 2008.
O tempo de navegação por pessoa voltou a subir em janeiro e atingiu 24 horas e 49 minutos, ficando 8,7% maior que em dezembro e 6,9% superior a janeiro de 2008. Entre os países medidos com a mesma metodologia, o Brasil registrou o maior tempo de navegação em residências. Os países que mais se aproximaram do Brasil foram o Reino Unido, com 24 horas e 37 minutos, a França, com 24 horas e 35 minutos, e a Espanha, com 24 horas e 6 minutos.
As categorias que mais cresceram em audiência única em janeiro na comparação com o mês anterior foram automóveis, que cresceu 14,2% e atingiu 4 milhões de usuários únicos, e viagens, que aumentou 13,3% e chegou a 7,8 milhões de pessoas. “Nos sites de automóveis, destacaram-se os anúncios classificados. Nos sites de viagens, além do crescimento constante do uso de mapas também aumentou em janeiro a procura por agências de turismo”, informou o analista do Ibope/NetRatings José Calazans.
A categoria viagens já acumula crescimento de 30% em relação a janeiro de 2008. Também vêm crescendo na comparação anual o consumo de sites de notícias e informações, com expansão de 22%, de sites de entretenimento, com evolução de 20%, e de comércio eletrônico, com aumento de 19%.