As taxas de conversão de anúncios no Facebook foram 2,36 vezes mais altas no terceiro trimestre de 2013 que no mesmo período do ano passado. Além disso, a proporção de cliques aumentou quase quatro vezes em relação a 2012.
Os dados são de pesquisas realizadas pela Kenshoo Social e pela Nanigans divulgadas recentemente. De acordo com a primeira empresa, as taxas de conversão mais que dobraram desde o segundo trimestre de 2013, fazendo com que a receita oriunda desses anúncios fosse 2,16 vezes maior.
A pesquisa cobriu 85 bilhões de impressões causadas por uma amostra de marcas representativas que anunciam na rede social. As impressoes tiveram um aumento de 13%, enquanto o volume de cliques cresceu 14,4% e o custo-por-clique caiu 9% durante o trimestre. De acordo com a Kenshoo, foram três os aspectos interligados que auxiliaram o Facebook a melhorar a efetividade dos anúncios que veicula: as melhorias em seu sistema de anúncios, o maior engajamento dos usuários da rede e o aumento da capacidade das marcas em promover seus produtos de forma customizada.
Já a Nanigans, uma das maiores compradoras de anúncios no Facebook, afirmou que o ROI gerado por campanhas no terceiro trimestre deste ano na rede aumentou 152% em relação ao mesmo período de 2012, enquanto a proporção de cliques cresceu 3,75 vezes. O levantamento da empresa americana, que levou em conta mais de 100 anunciantes e 200 bilhões de impressões, verificou que a receita-por-clique em dispositivos móveis com o sistema iOS foi seis vezes superior à registrada em aparelhos Android nos três primeiros trimestres. Se considerado o ROI, a diferença é ainda mais discrepante – os aparelhos da Apple são responsáveis por uma taxa 78 vezes maior.