O que você acha de receber uma mensagem pelo celular com uma promoção do seu interesse de uma loja da qual você está perto? Essa é uma tecnologia que está se tornando cada vez mais realidade, da mesma forma que aumenta o interesse das marcas em utilizar o smartphone para engajar o consumidor ao longo do processo de decisão de compra.
Atuando há cerca de 10 anos no mercado de ativações mobile, a Hanzo mudou o seu foco de atuação e partiu para o desenvolvimento de uma plataforma pensada para criar engajamento entre empresas e clientes por meio do smartphone, já de olho na forte adesão dos brasileiros – o país tem a quinta maior base de aparelhos do mundo, com 89,5 milhões de unidades.
Segundo o italiano Federico Pisani Massamormile, CEO da Hanzo, que decidiu empreender no Brasil quando deixou um cargo executivo em uma telecom, o varejo e as redes de franquias nas áreas de food service, moda e beleza são os maiores interessados no negócio.
“O aplicativo é muito viral entre os clientes. Esse é um negócio muito quente nos Estados Unidos e não tenho dúvida de que no Brasil também vai crescer rapidamente, porque em tudo que é ligado a social media, mobile e internet os brasileiros têm destaque”, avalia Massamormile.
O aplicativo permite às empresas criar e configurar campanhas de fidelidade, ofertas e promoções para oferecê-las aos clientes por meio de quatro produtos: Junte & Troque, Clube de Compras, Notificação e Interações por Beacon. Para participar, basta o consumidor baixar o aplicativo no smartphone da marca participante e ter acesso aos benefícios. O recurso de geolocalização é outro destaque do app, ressalta o executivo. “A empresa pode segmentar a base de acordo com a localização do consumidor, fazendo sentido enviar a promoção para ele, por exemplo. O cliente também pode receber, quando entrar na loja, uma mensagem pelo seu aniversário e ganhar um presente”. explica.
“O aplicativo também avisa quando a promoção vai se encerrar ou a quantos pontos o cliente tem direito. É uma plataforma de engajamento para a marca se relacionar de forma relevante com o consumidor, armazenando informações como perfil, hábitos de consumo, gostos e também a sua localização.”
Um dos cases da Hanzo é a loja de cupcakes Cupcake.ito. De acordo com Massamormile, em poucos meses, o aplicativo teve três mil downloads e foram trocados 10 mil pontos. Outra marca que começou a utilizar a plataforma, lançada no último trimestre do ano passado, é a Onodera. “A plataforma é totalmente modular e personalizada.”