Estudo do Ibope Media e o Twitter comprova o que muita gente já deve ter percebido: o uso de hashtags em praticamente todos os comerciais da televisão brasileira. A pesquisa mostra que o uso de hashtags em filmes publicitários na TV aberta chegou a 10.465 inserções entre maio e agosto deste ano. Neste mesmo período, o levantamento apontou que o total de marcas que utilizaram essa comunicação também cresceu em mais de 100%.
“O Mundial de Futebol trouxe uma tendência para ficar. Durante o campeonato, anunciantes adotaram a prática de usar hashtags em suas campanhas e parece que gostaram, pois mesmo depois do final da competição, o número continuou subindo. Por outro lado, com a aproximação do período eleitoral e a necessidade de estabelecimento de um canal de comunicação com a população, algumas campanhas também estão usando este recurso para engajamento”, explica Rita Romero, diretora-executiva de negócios de Monitor do IbopeE Media para a América Latina.
“As grandes marcas brasileiras estão aproveitando a forte ligação entre Twitter e TV para se conectarem com seus consumidores de formas inovadoras”, diz Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter Brasil. “O uso do hashtag nesse contexto é fruto dessa evolução”, completa.
Até o mês de julho, os setores de mercado financeiro e higiene pessoal/beleza lideraram o ranking de inserções com hashtags. Já a partir de agosto, aparecem no topo serviços públicos/sociais e veículos/peças/acessórios por conta de novas campanhas veiculadas pós-Mundial. Durante este período, os anunciantes TSE e Itaú, respectivamente com as campanhas #vempraurna e #issomudaojogo / #issomudaomundo, se destacaram pelo volume de inserções.