MARCELLO QUEIROZ

A organização do Cannes Lions, o maior festival internacional de publicidade, já definiu os presidentes dos júris para a maioria das competições que serão realizadas entre  18 e 24 de junho de 2006. De acordo com fontes do Propaganda & Marketing, o nome do australiano David Droga, chief creative officer da Publicis Worldwide, será anunciando nas próximas semanas como o presidente do júri da área de Filme, a principal disputa do festival.  Droga também vai presidir a competição de Press, que no ano que vem será julgada separadamente de Outdoor, uma das poucas áreas que até o momento não têm o seu presidente de júri definido.
Além do nome de David Droga, já estariam definidos, segundo a fonte, os presidentes dos júris de Cyber Lions, Radio Lions, Lions Direct, Titanium Lions e Media Lions. Será lançada mais uma competição em 2006, com foco no mercado de marketing promocional. É a Sales Promotion Lions cujo presidente do júri também não está definido.  Na nova competição, serão avaliados trabalhos feitos para diversos tipos de mídia voltados especificamente para a promoção de vendas de produtos e serviços.

Filme & Press
David Droga irá comandar dois júris, cada um formado por  22 integrantes de pelo menos 15 países diferentes, que deverão ser definidos até o final de janeiro. A competição de filmes, origem do Festival de Cannes, que em 2006 chega à sua 53ª edição, é considerada a mais importante de Cannes. Os custos de inscrição chegam a cerca de  E 550,00 por filme. Neste ano, foram inscritos cerca de 5 mil comerciais. A área de Press cobrou em 2005, E 290,00 por  inscrição e também é responsável por um dos maiores volumes de participação do festival, inclusive do Brasil, que tem tido crescente destaque nesta competição.
David Droga, 37 anos, nasceu na Austrália. Ele está no comando da criação da Publicis, nos Estados Unidos,  desde dezembro de 2002. Antes, ele trabalhava na Saatchi & Saatchi, que também pertence ao grupo Publicis, no escritório de Londres.
No último mês de agosto, o grupo Publicis divulgou informação afirmando que David Droga daria início a um novo projeto de criação, comandando uma empresa própria, mas diretamente ligado ao grupo Publicis. O Propaganda & Marketing procurou Droga para falar sobre sua indicação para Cannes, mas ele não retornou as ligações até o fechamento desta edição.
Na seção “Interview with creatives” do site www.ihaveanidea.org, Droga foi apresentado em 2003, como um diretor de criação com mais de  40 Leões, uma dúzia de prêmios do D&AD e 23 Lápis do One Show. Em 2002, quando ele estava na Saatchi & Saatchi de Londres, ela ganhou o Leão de Agência do Ano de  Cannes.
No site, Droga conta que, “com sorte”, começou sua carreira, na Austrália, aos 21 anos de idade. Na entrevista, conta também que era um dos melhores alunos de um curso de publicidade e rapidamente conseguiu um emprego em uma multinacional “boring”. “Em poucos meses soube claramente o que não queria fazer”.  Depois, ele se juntou a uma agência independente, também na Austrália, que foi vendida para a BBDO. Foi para Cingapura onde entrou na Saatchi & Saatchi e de lá mudou-se para Londres, onde viveu até mudar-se pra Nova York para assumir o comando da criação mundial da Publicis.