Pesquisa do Ibope Monitor mostra que o volume bruto de autorizações de mídia em 2007 foi de R$ 51.868,926 bilhões. A diferença, para cima, sobre 2006, é de R$ 12.047.067 bilhões, ano que o mercado teve movimento de R$ 39.821,859 bilhões. O meio televisão concentrou 50% dos investimentos, 1% a mais do que no exercício anhterior: R$ 25.709,398 bilhões. Os jornais vêm em seguida com R$ 14.870,100 bilhões, que representa um share de 29%. As revistas têm participação de 9% com R$ 4.703,144 bilhões de faturamento bruto, sem os descontos de mídia praticados. A conta do Ibope não contempa os investimentos em internet que, segundo fontes, pode ter atingido a marca de R$ 500 milhões no ano passado. (veja tabela dos investimentos por meio aqui)
O comércio e o varejo concentrou 27% dos investimentos brutos em mídia. As Casas Bahia, com R$ 2.765, 590 bilhões, são o maior anunciante do País. Porém, é um número que não contempla os descontos negociados. Segundo as Casas Bahia, o investimento real da empresa em publicidade é de 3% do seu faturamento que no ano passado foi de R$ 13 bilhões. A Unilever, com R$ 1.423,110, é o segundo maior anunciante do mercadio brasileiro.
Paulo Macedo