Efromovich e o novo vp de marketing, Gargioni

A companhia área Avianca apresentou nesta quarta-feira (2) seu novo vice-presidente comercial e de marketing, Tarcísio Gargioni. O executivo, ex-integrante do grupo que fundou a GOL Linhas Aéreas, irá contribuir com a implantação de estratégias e políticas comerciais, fará a coordenação das ações de marketing e comunicação com o mercado, gerenciará o programa de fidelidade “Amigo” e será também responsável pela negociação de code share e interlines. “O que me motivou a aceitar o convite para trabalhar na companhia aérea, foi o comprometimento que a Avianca tem em prestar serviços de qualidade aos seus clientes”, pontuou Gargioni.

De acordo com José Efromovich, presidente da Avianca, a publicidade da empresa será reformulada, trabalho a ser comandado pelo novo vp. “Com o Gargioni assumindo o marketing e o comercial, queremos ouvir o que ele tem de novo. O nosso planejamento terá que sofrer alguns desvios”, contou.

Investimentos e novos destinos

Para ampliar suas operações e atender a demanda do mercado nacional até 2016, a Avianca pretende investir US$ 1,5 bilhão, cerca de R$ 2,4 bilhões. Parte dessa soma foi investida em 15 airbus A318 – alguns já em operação e outros passando a voar até o final do mês de agosto. Os 10 airbus restantes serão entregues cinco em 2012 e mais cinco em 2013. “Usaremos o investimento para aviões, centro de treinamentos, projetos e engenharia, entre outras melhorias. Queremos que a frota total da companhia em 2016 seja de 32 aviões. Hoje temos 19 em operação”, explicou o presidente.

A empresa registrou, até o mês de abril, um aumento de 26% no número de passageiros, enquanto o número de assentos cresceu 21%, em relação a 2010. Assim, a taxa de ocupação nos novos voos da Avianca foi de 82%, acima da média das demais companhias, que registraram 73%, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A companhia também informou o lançamento de três novos destinos no Brasil, a partir de julho. Além das 19 cidades que já recebem voos da Avianca, Ilhéus, na Bahia; João Pessoa, na Paraíba e Natal, no Rio Grande no Norte, também farão parte das novas rotas da empresa. “A partir de 1º de julho a Avianca passa a atender 22 cidades, 24 aeroportos e nove rotas. O plano é crescer sem abrir mão do maior diferencial da empresa, o atendimento ao cliente”, ressaltou Efromovich.

Fusão

Sobre a possibilidade de se fundir com alguma outra empresa nacional ou internacional no curto prazo, o presidente descartou esta questão: “A aquisição de outra empresa não está nos planos, e este não seria o melhor caminho a ser seguido agora”. Porém, ele acrescentou que não pode prever as decisões da Avianca Internacional.

Originalmente batizada de Ocean Air, a empresa adotou o nome Avianca em abril de 2010. A marca é de outra empresa da família Efromovich – os irmãos José e German Efromovich, bolivianos naturalizados brasileiros, são os donos da colombiana Avianca, companhia que se associou no ano passado com a Taca, de El Salvador, e formou a holding Avianca-Taca. “A fusão está prevista para ser concluída neste primeiro semestre de 2011 e hoje nós trabalhamos como se fôssemos uma única empresa”, esclareceu Efromovich.

Entre os benefícios da integração da operação brasileira à holding, Efromovich cita maiores facilidades para conexões internacionais, maior abrangência no programa de fidelidade e os benefícios da aliança internacional de companhias aéreas Star Alliance, da qual o grupo está em processo de adesão.

por Luana Bárbara